Notice (8): Undefined index: author [APP/View/Layouts/default.ctp, line 34]">

Benedito de Oliveira Filho

Brasil
Karate

Sensei Benedito de Oliveira Filho nasceu em Taubaté, no interior de São Paulo, e é 8º dan em Karate Goju-ryu (CBKI). Ingressou no mundo das artes marciais em 1977. Após visitar academias de diversos estilos, um dia entrou em um dojo no qual o mestre ensinava tudo aquilo que sonhava praticar. “Fiquei fascinado e comecei minha longa caminhada no Karate. Em dezembro de 2022, completo 45 anos de uma bonita e vitoriosa carreira”, relembra.


Por muito tempo, treinou um Karate forte, oriundo de Okinawa, com o mestre Ademir, fiel discípulo do Me. Yamauchi, do estilo Goju-ryu Shobukan. Na época, as competições eram raras, logo, o que prevalecia era treinar árduo para combater os adversários, honrando sempre seu mestre e a faixa que sustentava na cintura.

Em 1986, formou-se faixa preta e construiu uma nova jornada vitoriosa, marcada pela vontade de transmitir seus ensinamentos. Até o momento graduou 28 faixas pretas, muito deles campeões mundiais, brasileiros e estaduais.

O Karate foi e é muito importante em sua vida, pois lhe proporcionou equilíbrio para enfrentar as adversidades com sabedoria e formar uma família linda. “Com a graça de Deus, celebrei 34 anos de casamento, com a linda e fantástica Luciana, que me presenteou com dois filhos lindos que seguem a minha saga: senseis Camila e Danilo. Eles conquistaram mais de 200 medalhas. Outros troféus preciosos são as minhas netinhas Camily e Emeli (filhas de Camila) e Davi Lucca (filho de Danilo)”,  explica.

Considera-se um contemplado por Deus, pois nunca precisou fazer pausas, assim, milhares de alunos contaram com seus ensinamentos. “Posso dizer que valeu a pena, pois tenho o meu dojo, o único e específico de Karate-Do na região, um verdadeiro templo que me orgulha bastante. Ainda temos o Dojo Ni, comandado pelo meu filho, o sensei Danilo, e outros sob a liderança de alunos e filiados. Nosso Karate não para por aí, pois também é praticado em diversas escolas particulares de Taubaté.

Somando tudo isso, temos mais de mil atletas no Karate-Do Cobra Kai. Quero deixar um legado, garantindo a todos a certeza de terem escolhido e feito o melhor pela nobre arte. Quero que sintam orgulho de serem praticantes de Goju-ryu e que tenham a honra de serem treinados e formados por mim. Desejo que sejam respeitados por todos os artistas marciais e que nosso estilo seja visto como forte, técnico e justo, e por fim, que tenham equilíbrio e fortaleçam a união entre espirito, mente e corpo”, destaca.

Espera que as autoridades do Karate-Do o reconheça cada vez mais. Na verdade, grandes entidades já são filiadas a sua associação, como a Confederação Brasileira de Karate, (CBK) e a Confederação Brasileira de Karate Interestilos (CBKI). O nome da associação está gravado e registrado na FPKI, FPK, FBKK, FKESP, FNKI, ABAM, IKO, UEK, USKA, OSAKG, CBKB, BGKK, CNMK e em dezenas de instituições.

Seu trabalho foi divulgado três vezes no livro Grandes Mestres e na Revista Master. Teve a honra de ser consagrado com o título de Doutror Honoris Causa em Artes Marciais e a felicidade de ter conhecido o maior divulgador de educadores marciais nacionais e do exterior, o editor Fabio Bueno, que é uma luz em seu caminho e na vida de centenas de mestres.