Notice (8): Undefined index: author [APP/View/Layouts/default.ctp, line 34]">

Carlos Silva

Brasil
Kickboxing

O grão-mestre nordestino é um homem aguerrido e que não tem medo de enfrentar qualquer batalha na vida. Natural de João Pessoa, na Paraíba, ficou conhecido por ser o pioneiro do Kickboxing nesse estado, presidente da Confederação Brasileira de Kickboxing Tradicional e diretor da International Sport Karate Association (ISKA) na América Latina.

Detém o título de 10º dan em Kickboxing (ISKA, USKA e PKA), 9º dan em Karate Shorin-ryu (Shorin-ryu e Shorei-ryu, USMA e USKF), 5º dan em Hapkido (ISA, KYHA e WOMA), kru em Muay Thai (KMA) e o 1º dan em Taekwondo (Kukkiwon) e em Karate Shotokan (WUKO).

Aos 12 anos, iniciou os estudos de artes marciais, praticando Judô e Karate Shotokan. Mais tarde, foi apresentado ao Muay Thai pelo professor Carlos Nunes. Ao conhecer o shihan Péricles Daiski Veiga, passou a praticar o estilo Shorin-ryu, do então Moritoshi Nakaema.

Depois que o mestre Alfredo Apicella, da World Association of Kickboxing Organizations (WAKO), lhe entregou a faixa preta da modalidade, assumiu a presidência da Associação Hammerhilt de Kickboxing da Paraíba.

Mestre Carlos Silva criou a Federação de Kickboxing do Estado da Paraíba, tornando-a uma das primeiras do esporte no país. Mais tarde, mudou o nome para Federação de Kickboxing Full Contact do Estado da Paraíba.

Em 1990, fundou a Confederação Brasileira de Kickboxing Tradicional, conhecida como CBKBT. Desde então, a missão tem sido ensinar o Kickboxing americano (tradicional). O grão-mestre foi capa de inúmeras revistas de artes marciais. No Muay Thai, treinou com Carlos Nunes, em Campina Grande. Ao chegar aos EUA, tornou-se membro da USMTA e KMA Tailandesa, sendo kru. No Brasil, por sua vez, possui o reconhecimento de grão-mestre (16º khan) por várias confederações. A CBKBT, que preside, representa o estilo PROJAW SEUA no Brasil e na América Latina.

Em 2019, introduziu a PKA Worldwide na América do Sul. Há mais de 10 anos atua como diretor da ISKA – América Latina, na qual auxilia lutadores brasileiros a competirem no US Open, o maior torneio de lutas do planeta.

Além disso, participa de outras entidades, como United States Karate Alliance (USKA) World Mixed Martial Arts Organization nos EUA (WOMA), International Hapkido Combat (IHC), United States Muay Thai Association (USMTA), United States Karate Federation (USKF), United States Martial Arts Association (USMAA), Professional Karate Association (PKA), AMAAF, etc. Estabeleceu parcerias em vários países. Nos EUA, por exemplo, estreitou laços com Bill Wallace, Joe Corley e Jessie Bowen. Nos EUA, é o correspondente internacional da Revista Master. Representou a publicação em vários eventos, como US Open, lançamento de livros e campeonatos.