Notice (8): Undefined index: author [APP/View/Layouts/default.ctp, line 34]">

Alderlei Almeida

Brasil
Taekwondo

O Major PM R4 Alderlei, mestre 5ºdan em Taekwondo, filho de Raimundo Nonato de Almeida e Darcy Sampaio de Almeida, terceiro filho dos nove do casal, nasceu em Porto Walter, no Acre, em 11 de outubro de 1972.

Em 1989, após se formar no Ensino Fundamental, muda-se para Cruzeiro do Sul, onde presta o serviço militar obrigatório, em 1991, no 7º Batalhão de Engenharia e Construção, ano também em que conclui o Ensino Médio na escola Professor Flodoardo Cabral.

Ingressa na Polícia Militar do Acre em 1993 através do concurso para admissão de Soldados PMs. Em 1994, após a promoção de Cabos, inicia seu trabalho social com o projeto Guarda Mirim onde, mais tarde, viria a implantar o Taekwondo dentre as diversas modalidades de esportes oferecidas às crianças e adolescentes do projeto. Em 2001, aos 28 anos, com a chegada da primeira academia de Taekwondo em Cruzeiro do Sul - a Academia Sidney - inicia seu treinamento com muita expectativa e convicção, vez que era fascinado por Artes Marciais desde a infância.

Em 2002, após o professor Sidney Camurça retornar à capital, Rio Branco, Alderlei Almeida, à época faixa azul, 4ºgub - o mais antigo discípulo da academia - assume as aulas. Posteriormente, em 2005, é graduado faixa preta 1ºdan, ficando responsável pelo Taekwondo no Vale do Juruá. Na mesma época rebatiza o dojang como Academia Ekilibrium de Taekwondo, momento em que passa a ensinar sua própria filosofia de vida através da arte marcial, sem, no entanto, fugir à essência dessa modalidade coreana.

O Mestre Alderlei é o grande responsável pelo crescimento do Taekwondo na Região do Juruá, tendo sido, inclusive, o primeiro Faixa Preta e o primeiro Mestre graduado na região. Em 2003, institui a obrigatoriedade da modalidade na Guarda Mirim – projeto social do 6º Batalhão da Polícia Militar - o qual, comandou de 1994 a 2021, onde foram formados cinco Faixas Pretas.

Além disso, durante seu comando, o projeto atendeu mais de dez mil crianças e adolescentes com a finalidade de instruir menores de dez a dezessete anos de idade, reforçando-lhes os bons princípios da honestidade e respeito à liberdade, através da devida e possível assistência e orientação nos campos da atividade humana. Finalidade esta que coaduna com a filosofia e os princípios do Taekwondo. 

Alderlei Almeida, como praticante e mestre dessa arte, tem o propósito de transformar o Taekwondo Ekilibrium em uma poderosa ferramenta de transformação social, para que as pessoas possam ser melhores, maiores e mais fortes, mental e espiritualmente, com foco no desenvolvimento do ser como um todo.

Já formou treze Faixas Pretas, cinco pelo Projeto Guarda Mirim e oito pela Academia, além de ter instruído centenas de alunos entre crianças, jovens e adultos - todos sob os rígidos parâmetros da filosofia do Taekwondo Ekilibrium. “Destaco com gratidão os praticantes da arte que agregaram e ainda agregam em minha jornada como Sidney Camurça, Mestre José Carlos Gomes Guimarães, conhecido por Mestre Juca (in memorian), Rafael (um Faixa Preta 2ºdan do Rio de Janeiro, que esteve em Cruzeiro do Sul por volta de 2004 com o qual aprendi muito mas infelizmente não fiquei com o seu contato e o seu sobrenome), Mestre Nasser Haluane, Mestre Jocirley Braga e Mestre Itassí Camargo (todos citados pela ordem em que foram conhecidos)

Graduou-se em Letras Português em 2006 e em Letras Inglês em 2018 pela UFAC. Em 2016, após o Curso de Habilitação de Oficial é promovido a 2º Tenente PM, encerrando sua vida ativa na Polícia Militar do Acre como MAJOR PM R4.