Notice (8): Undefined index: author [APP/View/Layouts/default.ctp, line 34]">

Carlos Silva (Hung Gar)

Brasil
Outros estilos

Mestre Carlos Silva nasceu na cidade de Manhumirim, em Minas Gerais. No auge dos 50 anos, é 3º duen do sistema Li Hon Ki de Kung Fu Hung Gar. Mas sua história começou bem antes disso. Desde muito novo é amante das artes marciais. Sua trajetória teve início na década de 80 com o Boxe e, logo em seguida, praticou Karate por alguns anos. Foi só em 1994 que conheceu o Kung Fu e acabou fascinado pela riqueza cultural e filosófica dessa arte milenar chinesa. Decidiu começar os treinos de Hung Gar com a professora Cibele Ap. Ávila, primeira aluna do grão-mestre Li Hon Ki no Brasil.

De lá para cá, traçou toda uma jornada como aluno e professor: ganhou diversos títulos como atleta e formou uma das maiores e mais vitoriosas equipes de Hung Gar do Brasil, com mais de 1000 títulos. Nos dias de hoje, além de mestre, o shifu é presidente da Associação Hung Gar Kung Fu Garra de Tigre do Brasil (AHGKFGTB) e um dos principais nomes do estilo no país. Foi discípulo direto do grão-mestre Li Hon Ki.

Os fatores sociais e culturais sempre foram muito importantes para ele. Por isso, em 2015, a convite do mestre Man Hong Kowk, presidente da União Nacional Dança de Leão e Dragão (UNDLD), passou a integrá-la como diretor técnico. Desde então, toda sua equipe de Hung Gar faz parte da União e realiza apresentações de Danças do Leão e Dragão em todo o território nacional.

As Danças do Leão e Dragão são tradicionais e, de certa forma, sagradas na cultura chinesa. De acordo com as lendas, o leão é responsável por levar sorte e fortuna para as pessoas, comércios e eventos, enquanto o dragão é símbolo de prosperidade e geralmente aparece em comemorações festivas.

Justamente por ser algo tão importante para os chineses, o papel dos dançarinos passa a ser “dar vida” a esses dois símbolos, a fim de transmitirem toda essa energia e misticismo que carregam durante as apresentações.

As danças, em si, estão centradas nas mesmas bases, movimentos e aulas do Kung Fu e, por esse motivo, a maioria dos dançarinos é também praticante dessa arte marcial chinesa. Para fazer parte da equipe, os alunos passam por um treinamento teórico sobre os fundamentos e regras da dança, e só depois começam a treinar, na prática, todas as suas vertentes, passando pelos instrumentos, leão e dragão.

As Danças do Leão e Dragão se misturam com a história do Kung Fu e da própria cultura chinesa. Tanto que, na China antiga, todas as escolas de Kung Fu praticavam e chegavam a batalhar entre si para decidir qual era a melhor entre elas. Por isso, todos os praticantes de KF deveriam conhecer melhor essas danças e entender seus significados.

Para o mestre Carlos Silva, devemos sempre destacar a força do Kung Fu no Brasil, que cresce a cada dia e, claro, toda a sua cultura milenar e filosofia que ajuda a transformar vidas em sua totalidade. Por isso, em 2022, sua missão continua sendo difundir ainda mais esse trabalho e, principalmente, os aspectos sociais e culturais, como as danças e toda sua magia.

Esse, inclusive, é o trabalho da Associação Hung Gar Kung Fu Garra de Tigre do Brasil, que oferece aulas de Kung Fu estilo Hung Gar através do sistema Li Hon Ki e todas as partes filosóficas e culturais chinesas, entre elas, as Danças do Leão e Dragão. “Que todos os praticantes de Kung Fu se unam como uma grande família, tendo como base o Wǔdé (武徳), o nosso código de ética. Que as batalhas sejam internas, isto é, você contra si mesmo. E que possamos ser melhores a cada dia, ajudando a construir a sociedade que sonhamos”, considera.