Notice (8): Undefined index: author [APP/View/Layouts/default.ctp, line 34]">

Édnei Chawa Albigezi

Brasil
Karate

Édnei Albigezi

O mestre renomado de Karate (5º dan) iniciou a jornada marcial em 1985. Confrontado com os desafios do Bullying na escola, a “arte das mãos vazias” foi a resposta, não apenas como uma forma de defesa, mas também como uma filosofia que guia a sua vida há mais de 38 anos.

O caminho foi forjado pela sabedoria de mestres consagrados, tanto no Brasil quanto no exterior, entre eles, Johannes Carl Freiberg, Tomás Arturo Orué, Oswaldo Messias, Kazuo Nagamine, Kousaku Yokota, Hirokazu Kanazawa, Léo Imamura, Yeo Jin Kin, Royler Gracie, Francisco Mansur e muitos outros, levando-o a explorar uma variedade de artes marciais. 

Em 1993, fundou o Karate Taiyokan, um dojo que foi um marco em sua caminhada, representando o compromisso de compartilhar a sabedoria e a disciplina do Karate com as próximas gerações. Entretanto, foi em 1995 que ele inovou, desenvolvendo o Método DKC (Desenvolvimento de Karate para Crianças), adaptado para o público infantil a partir de três anos.

O método, fruto de anos de estudo, pesquisa e prática, permitiu que ele se tornasse o introdutor do Karate na grade curricular de escolas particulares de Educação Infantil, Fundamental e Médio na região do Grande ABC.

Apesar de ter alcançado sucessos competitivos, incluindo o título de campeão do Intercontinental de Artes Marciais, em 2012, considera esses prêmios como símbolos de aprendizado e crescimento. Hoje, ele está mais focado em aprimorar as habilidades como professor, dedicando todo o tempo aos seus dojos e à formação dos alunos. 

Ao todo, são dois dojos, um em Santo André e outro em São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo. Em ambos os lugares fornece um ambiente de aprendizado eficaz e agradável para os alunos, independentemente da idade ou experiência. 

Édnei é profissional de Educação Física com uma sólida formação. Tem especializações em Fisiologia, Biomecânica, Nutrição Esportiva e Treinamento Desportivo. Ele consegue integrar esse conhecimento acadêmico e científico ao ensino do Karate, proporcionando uma aprendizagem mais personalizada e eficaz para os alunos.

Como sensei, seu papel é guiar os alunos no caminho do autoconhecimento e do crescimento pessoal. 

Em 2023, sua contribuição significativa ao Karate foi reconhecida quando recebeu a honraria de Comendador Prof. Édnei Albigezi, na categoria profissional do ano (destaque nacional por ser o criador do Método DKC e fundador do Karate Taiyokan), concedida pela Associação Brasileira de Liderança. Inegavelmente, sua vida e carreira são uma inspiração para todos, demonstrando que com paixão e dedicação, é possível transformar vidas por meio das artes marciais.