Notice (8): Undefined index: author [APP/View/Layouts/default.ctp, line 34]">

Aparecido Timóteo

Brasil
Karate

Aparecido Timóteo


O grão-mestre Don Timóteo, 10º dan em LUTPOL e em Karate Shotokan, iniciou nas artes marciais aos nove anos, com o mestre Kinudu, em Karate Kyushu. Depois, praticou Karate Shotokan com Tomeji Ito, e em seguida, treinou Boxe, Savate, Judô, Kung Fu, Jujutsu, Capoeira, Kendo e Full Contact.

Filho de um oficial guerreiro da Força Expedicionária do Exército Brasileiro (FEB), herdou o livro secreto contendo táticas de lutas, comandos, detalhes da Polícia Secreta, FBI, KGB, Guerrilha, Polícia Militar, Combate de Selva e segredos ancestrais dos Lamas Guerreiros do Tibete antigo.

Em razão desse conhecimento, criou o LUTPOL, um método de lutas e técnicas policiais, assim como o “Círculo de Competição” para o aprimoramento de reflexos, esporte e saúde. “O LUTPOL é uma técnica de luta a mãos livres, um método formal de treino físico e mental. É um esporte de combate. As lutas de combate são jogos nos quais todas as técnicas de defesa e ataque são permitidas para o praticante que estiver dentro do círculo. Há dois lados: interior e exterior”, afirma.

O participante do interior é denominado Desafiante. Apenas um Desafiante ocupa o círculo por vez. A ele é permitido o uso de todas as técnicas de ataque e defesa. Em suas costas existe um alvo (prêmio). Seu objetivo é preservá-lo e mantê-lo intacto em suas costas. Já os participantes do exterior são os Competidores. 

São ao todo três, que ficam do lado exterior do círculo. Podem pisar com um único pé por vez dentro do círculo. Seu objetivo é remover o alvo que está afixado nas costas do Desafiante central.

Contra o Desafiante são proibidas técnicas de ataque físico. Desta forma, três competidores, simultaneamente, deverão iniciar a investida com a finalidade de remover o alvo das costas do Desafiante central. As regras compreendem a área de competição, arbitragem, mesa examinadora, competidores, duração, objetivo dos Competidores e objetivo do Desafiante. A área de competição é uma superfície plana de uma circunferência de 1,75m de raio, livre de obstáculos. 

A arbitragem é composta por um juiz principal. A mesa examinadora tem três juízes para análise técnica. Um dos juízes é responsável pela cronometragem. O LUTPOL precisa de, no mínimo, quatro pessoas para sua prática: um Desafiante central e três Competidores externos. Cada rodada dura dois minutos. O objetivo dos Competidores é remover o alvo do Desafiante em até dois minutos. 

Por sua vez, o objetivo do Desafiante é preservar o alvo em suas costas por dois minutos. Para tanto, o Desafiante deve permanecer em pé, dentro do círculo, proteger a si mesmo e, sobretudo, ao alvo que está em suas costas. Este lutador deverá usar todos os recursos que o corpo e habilidades lhe permitirem.

É proibido aos Competidores externos: pisar/permanecer dentro do círculo com os dois pés simultaneamente, agarramentos, rasteiras, chutes, socos ou qualquer outro recurso diferente de apanhar/remover o alvo das costas do Desafiante.

Don Timóteo é acupunturista e realizou especialização profissional na milenar arte da cura em Pequim, na China. É membro da Federação Mundial de Acupuntura e Moxabustão da China, além de diretor do estilo FBKK.

Reconhecido em diversos países, elaborou o livreto “Manual Secreto do LUTPOL”, registrado em 1990, na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.