Fábio Bueno enaltece valores marciais em palestra no projeto Sabedoria no Tatame, em Cubatão

Ação disponibiliza aulas gratuitas de Kickboxing para a faixa etária acima dos 60 anos, de ambos os sexos.

28/10/2022

Da Redação | Crédito das fotos: Revista Master

Para iniciar esta sexta-feira (28) com uma missão gratificante, o diretor da Bueno Editora e autor do livro Grandes Mestres, Fábio Bueno, foi até Cubatão, município no Litoral Sul de São Paulo, onde ministrou uma palestra no projeto Sabedoria no Tatame – Kickboxing Adaptado para a Terceira Idade.

A convite do mestre em Kickboxing, Carlos Cruz, o autor discorreu sobre a importância das artes marciais no processo educacional e na formação de cidadãos. “Sempre fico honrado quando recebo um convite como este. Falar em arte marcial é destacar valores como disciplina, honra, respeito, responsabilidade e ética, e esses predicados não têm idade para serem transmitidos. Esse projeto cumpre um papel valioso de oferecer qualidade de vida e bem-estar para este público por meio da prática de Kickboxing”, fala.


O projeto, aprovado pela Emenda Impositiva (nº 143/22) e idealizado pelo vereador Sérgio Santana, disponibiliza aulas gratuitas de Kickboxing para a faixa etária acima dos 60 anos, de ambos os sexos.

É liderado pelo mestre Carlos Cruz, presidente do instituto que leva o nome dele. Foi criado com o objetivo de utilizar a filosofia que rege as artes marciais como ferramenta para promover a saúde integral, a ética, a educação e o voluntariado.

De acordo com ele, ações como essa são essenciais para a qualidade de vida. “Nós queremos que todos vivenciem os benefícios das artes marciais”, conta.

A responsável pelas aulas é Cristiane Amade, professora de Kickboxing, em parceria com a assistente Tatiane.  “Muitas vezes, os alunos têm alguns problemas de mobilidade, então, diminuímos a intensidade e evitamos alguns exercícios de auto impacto, focando na melhora do estado físico, mental e espiritual. Temos alunos de 56 a 63 anos. As nossas aulas acontecem das 8h às 9h30, nas terças e quintas-feiras. No projeto Sabedoria no Tatame, nós respeitamos as limitações de cada um e todos os interessados podem vir tranquilos, ninguém vai se machucar, pois a prática foi adaptada para que todos tenham maior qualidade de vida e sejam mais felizes, motivados e, especialmente, valorizados. Atualmente, a maioria é mulher. O grupo se socializa, criando vínculos de amizade e esquece todos os problemas. A palestra do Fábio abre uma programação dedicada a motivar cada vez mais pessoas a descobrirem o Kickboxing e as artes marciais”, explica. 

A presidente da SINDILIMPEZA, Paloma dos Santos, foi representada por Edilson Souza Silva, diretor de relações trabalhistas da entidade, que cedeu o espaço pra o desenvolvimento do projeto. “Há alguns anos nós acompanhamos o trabalho do mestre Carlos Cruz. Queremos que as pessoas elevem a autoestima e a saúde. É muito gratificante observar que os idosos chegam com certo receio, mas quando conhecem a prática, saem sorrindo, felizes. Isso não tem preço. Venham conhecer o projeto e deixem a preocupação de lado. Vai valer muito a pena”, convida.

Como participar do projeto

A iniciativa gratuita tem vagas limitadas e é reservada à Terceira Idade. Para se inscrever, fale com o mestre Carlos Cruz via WhatsApp (clique aqui).

Veja mais fotos da palestra no Facebook da Revista Master.