Segunda turma de instrutores de defesa pessoal policial é formada na Escola de Educação Física da PM, em São Paulo

Curso inclui toda a preparação tradicional e o treinamento para o policiamento com bicicleta.

19/12/2022

Da Redação | Créditos das fotos: Alan Emerson/Revista Master

Quando um profissional de segurança se capacita, toda a sociedade usufrui deste aprimoramento. Na tarde de 15 de dezembro, a Escola de Educação Física da Polícia Militar de São Paulo realizou a formatura da segunda turma de instrutores (CEP - Defesa Pessoal Policial) e policiamento com bicicletas.

O local escolhido para este momento importante foi o Auditório da Escola de Educação Física. O curso tático teve a duração de três meses, dividido entre EAD (Ensino à Distância) e aulas presenciais.

De acordo com o instrutor responsável, o Capitão da Polícia Militar, Luiz Eduardo Picini Hogera, o curso oferece a preparação completa para os policiais agirem nas ruas. "Nós formamos 25 policiais do Estado de São Paulo. Os alunos aprenderam todos os procedimentos preconizados no manual de defesa pessoal policial, além de aprendizagem técnica tradicional e o treinamento para o policiamento com bicicleta", explica.


O Comandante da Escola de Educação Física, o Coronel PM João Alves Cangerana Júnior, considera que essa nova geração de instrutores apresenta uma nova visão interdisciplinar, com emprego tático e análise de cenários, requisitos fundamentais para a defesa pessoal policial. “São profissionais que saberão lidar com situações adversas nas ruas. Isto é um marco para a segurança de nosso Estado”, avalia.


A formatura contou com as presenças do Tenente-Coronel PM, Fábio Domingues Pereira, do 13º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), e dos Majores Hallisson Luiz Pontes, do 6º Baep, e Galdino, da Divisão Operacional.

Após a execução do hino nacional brasileiro, o Capitão da PM do Piauí, Ivanildo Nunes Costa, fez uma apresentação dos novos formandos, também conhecidos como Grifos de Aço.

Além dessas autoridades, os diretores da Revista Master, Elaine Ferreira e Fábio Bueno, fizeram questão de comparecer, pois nessa preparação exalta-se a importância do conhecimento prático e teórico associado às artes marciais.

Com o excelente rendimento dos instrutores, haverá a formação de uma terceira turma, cujo o curso será divulgado em breve.

Ranking dos três primeiros colocados

1°) Cabo Medeiros – EEF: Nota 9,449

2°) Cabo Oruê – 36° BPM/I: Nota 9,009

3°) Cabo Xavier – 18° BPM/M: Nota 8,851

Escola de Educação Física da Polícia Militar

Segundo o site oficial, a instituição é responsável pela graduação de oficiais e praças da Polícia Militar em Educação Física, e também disponibiliza especializações voltadas ao aprimoramento das doutrinas de policiamento e segurança pública.

Veja o álbum de fotos

Vídeo

Em breve, você confere algumas entrevistas com autoridades e convidados deste evento no canal da Revista Master no YouTube.