Campeonato Brasileiro ISKA/CBKBT destaca-se com GP de Kickboxing

Torneio contou com 21 equipes de diversos estados nacionais.

15/05/2023

Da Redação | Créditos das fotos: Alan Emerson


O mês de maio trouxe um capítulo especial para a história esportiva do pacato município de São Miguel do Iguaçu, no Paraná, situado próximo à fronteira do Brasil com o Paraguai, pois foi palco do Campeonato Brasileiro ISKA/CBKBT, um dos maiores de Kickboxing. 


O torneio, sediado no Ginásio de Esportes Joelson Marcelino, recebeu 21 equipes com mais de 300 atletas amadores, vindos de vários estados, entre eles, São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Minas Gerais, além de convidados do país vizinho. Os participantes ficaram alojados em hotéis ou no próprio ginásio esportivo. Dentro da modalidade Kickboxing, aconteceram disputas de K1, Low Kicks, Full Contact, Light Contact, Point Fight e Musical Forms.


De acordo com o organizador do campeonato, o mestre Gilberto Anicetto, o Kickboxing é um esporte de combate de contato moderno, no qual é permitido golpes com mãos e as pernas. “A modalidade, criada nos Estados Unidos, inspirou-se em diversas artes marciais e esportes tradicionais de combate. Com a evolução, incorporaram outros estilos”, explica. 



Grand Prix de Lutas

O ápice foi o circuito de lutas do Grand Prix, em que atletas de quatro categorias de peso disputaram, entre si, o cobiçado cinturão de campeão brasileiro da International Sport Kickboxing Association (ISKA) e Confederação Brasileira de Kickboxing Tradicional (CBKBT).



Entre os inúmeros combates, destacamos a categoria até 65 kg, que teve Gabriel Esperto, do CT Boinha, da cidade de Piraju, em São Paulo, como campeão. Após vencer dois atletas, ele encerrou a luta com um belo nocaute.


Por sua vez, a categoria até 59 kg “Super Pluma” foi disputada entre os atletas Victor Hugo, do CT Boinha, e Jonathan Teixeira, da equipe Ki Box, de Matelândia, no Paraná. O paulista levou o cinturão para casa. 


No certame até 72 kg, Salibi Cruz de Souza, da Super-Kick, de Juiz de Fora, em Minas Gerais, dedicou a vitória à mãe. Para finalizar, os super pesados, acima de 100 kg, deram um show de técnica e resistência.


2° Curso Oficial de Formação de Árbitros e Juízes da CBKBT/ISKA

Como parte da programação do Campeonato Brasileiro, realizaram o 2° Curso Oficial de Formação de Árbitros e Juízes da CBKBT/ISKA, nas regras e regulamentos dos Amadores e Profissionais - Esportes de Tatame e Ringue. 



O curso foi ministrado pelo grão-mestre Mauricio Maciel, diretor de arbitragem e graduação, bem como presidente do Conselho de Mestres da CBKBT/ISKA América Latina. “Além de formar árbitros e juízes, nível F/E, oferecemos aos participantes a oportunidade de otimizar os conhecimentos das modalidades do Kickboxing Tradicional, desenvolvidas pela CBKBT/ISKA, uma vez que nem todos pretendem atuar como árbitros ou juízes, por outro lado, eles querem conhecer as regras e regulamentos do esporte que praticam”, enfatiza.

Além da parte teórica, os recém-formados atuaram no próprio Campeonato Brasileiro, colocando em prática o conhecimento adquirido. É viável ressaltar que o curso não autoriza os participantes a ministrarem cursos de arbitragem. 


Foram formados 34 árbitros e juízes. Alguns, com grande potencial de liderança, poderão integrar a Comissão Nacional de Arbitragem de Kickboxing da CBKBT/ISKA.


Convidado ilustre 



Quem fez questão de prestigiar o evento foi o lendário Francisco Filho, finalista do K1 no Japão (lutou para um público de 72 mil pessoas), campeão mundial de Kyokushin e o único homem a disputar e vencer as 100 lutas consecutivas de Karate Kyokushin (sem precisar ser hospitalizado). “Foi uma experiência muito boa participar deste grande evento. Fiquei muito contente com as homenagens e gostaria de agradecer ao organizador do evento, o mestre Gilberto, e também à Prefeitura de São Miguel do Iguaçu, uma cidade muito aconchegante. A comissão organizadora fez um bom trabalho e acredito que todos os atletas saíram satisfeitos. Independentemente dos resultados, eu espero que eles entendam que competição tem dois lados, a derrota e a vitória, e  aprendemos com os dois. O importante é manter o foco em sua meta.. Não desistam de seus objetivos. Gostaria de agradecer ao GM Nilton pelo convite e parabenizá-lo pelo esforço de propagar e promover a ISKA no Brasil. Tenho esperança de que, essa nossa amizade, irá se consolidar e perdurar por muitos anos. Um forte abraço a todos, Osu!”, disse.


Agradecimentos 

O mestre Gilberto Anicetto agradeceu à presença da Revista Master na cobertura do evento, a todos presentes, em especial, ao diretor de arbitragem Maurício Maciel, que veio de Manaus para ministrar o curso, e aos grão-mestres Josenilton Nascimento e Carlos Silva, sendo o último o diretor da ISKA América Latina. “Muito obrigado também ao shihan Francisco Filho, que acompanhou tudo e nos deu todo o suporte. O evento foi ótimo e as falhas, que sempre poderão ocorrer, servirão para melhorar as próximas edições. Agradeço imensamente os apoiadores, como a empresa Olímpio, Casa do Atleta, Oda Team, Innet Internet e a Prefeitura de São Miguel do Iguaçu”, enaltece.


Para o diretor da ISKA Brasil, o GM Josenilton Nascimento, a recepção foi maravilhosa. “Tudo ocorreu bem e o Kickboxing está em ascensão. O nível dos atletas melhorou expressivamente e eu pude contemplar o verdadeiro Kickboxing”, comenta.


Veja o álbum de fotos no Facebook (clique aqui).