Notice (8): Undefined index: author [APP/View/Layouts/default.ctp, line 34]">

José Roberto dos Santos

Brasil
Hapkido

Mestre Ratinho, de 38 anos, foi o primeiro a levar às artes marciais para um projeto da Igreja Renascer.

Tem o 5º dan em Hapkido (Federação Paulista de Hapkido), o 3º dan em Kickboxing (Confederação Brasileira de KB) e a faixa marrom de Jiu Jitsu. Seu mestre é Durval (3º grau), da equipe de Jiu Jitsu de Roberto Laje.

Devido ao Hapkido, conheceu o Uruguai, Paraguai e a Argentina. Seu primeiro campeonato foi o Hapkido Brasileiro, no sistema Vale-Tudo, aos 24 anos, no qual ficou em primeiro lugar na categoria juvenil.

Em 2008, aposentou-se das competições. Como professor, orgulha-se de te rformado cinco faixas pretas: Marcelo Alves Peixoto da Silva, Alan Almeida da Silva, Vitor Figueiredo Mesquita, Henrique Lima e Alexandre Luiz Both.

Fez cursos de extensão e treinou Kickboxing com o mestre Daniel Lucena, formando-se faixa marrom e preta. Em 2016, pouco tempo antes de se submeter ao exame para 2º dan, sofreu uma lesão na mão e precisou pausar as atividades.

É o líder da equipe Pantera Hapkido, que disputa grandes campeonatos, e tem um profundo carinho pela equipe Renascer (Pastor Jorge, Miriam e Arnaldo),pelos mestres Norberto Serrano Júnior, Luiz Wanderley Barbosa, Sidney Brown, Erick Barbosa, Minnie, Luciano e Marcelo, pelos diretores da Bueno Editora, Elaine Ferreira e Fábio Bueno, e por Ana Cristina Ferrari.

Na Igreja Renascer, por exemplo, afastou mais de 40 crianças do ócio.“ Gosto muito de ministrar aulas para crianças. São uma alegria e têm muita facilidade para aprender. Eu também lecionei para idosos e foi uma experiência muito boa”, fala.

Desenvolve ação social em Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo, em parceria com a funcionária pública Priscila, que conheceu o seu trabalho e ficou encantada. “Quero fortalecer o grupo em Osasco e na Penha, na Zona Leste de São Paulo. Todas essas pessoas são uma benção em minha vida. Tenho que agradecer a Deus pelo dom de ensinar artes marciais e a todos os amigos que conhecem e se inspiram em minha biografia. Meu desejo é criar uma boa equipe para competir no Brasil e exterior. Contudo, preciso de mais apoio. Deus é fiel. Tudo posso naquele que me fortalece!”, finaliza.

Atua há 25 anos no Clube dos Sargentos e Subtenentes do Exército.“ Ministro aulas para sócios e não sócios. Eu tenho o apoio do presidente Santos Filho, do vice-presidente e diretor de esportes Sacilotto”, detalha.