Notice (8): Undefined index: author [APP/View/Layouts/default.ctp, line 34]">

Wagner Takeshi Yoshizako

Brasil
Karate

Natural de Piedade, no interior de São Paulo, possui o 3º dan em Karate Shinkyokushin reconhecido pelo Japão (World Karate Organization). Em 1976, aos sete anos de idade, através de seus pais, foi matriculado em um dojo de Judô, com a finalidade de preservar a cultura japonesa, já que a prática de artes marciais apresenta enorme relevância para a educação oriental.

Aos 18 anos obteve a faixa preta de Judô no Brasil (Kodokan). Anos depois, conquistou a mesma graduação, dessa vez no Japão (Budokan). Quando iniciou no Karate, sua vida mudou. Ao atingir o 1º dan, ficou muito orgulhoso de todo o seu esforço e dedicação. No período de 1992/1994 treinou o verdadeiro Karate por três anos no Japão. “Tive a honra de conhecer o mestre Mas Oyama (fundador do Karate Kyokushin)”, relembra.

Seus principais títulos são esses: campeão pela Federação Paulista de Judô, de Judô na fase municipal e regional, em 1995, sul-americano de Karate de Contato pela Shobu-ryu de Artes Marciais, em Montevidéu, no Uruguai, brasileiro de kata da Shinkyokushin (categoria absoluta) e campeão internacional de kata da Copa Oyama Brasil x Chile.

Foi selecionado entre os melhores competidores de Judô para disputar uma vaga na equipe da seleção brasileira. Em 2015, ganhou o título de Cidadão Emérito pelo trabalho desenvolvido através do esporte no município de Piedade.

Como técnico profissional de Boxe, auxiliou um atleta a ingressar no Boxing For You (2017). Nesse esporte, é campeão pela Federação Paulista de Boxe e vice-campeão do maior torneio da América Latina – Forjas de Campeões (2000). “Toda minha trajetória no Boxe eu dedico ao meu técnico, Lucas França, atleta olímpico e profissional", completa.

Entre 2017 e 2020, foi o vereador mais votado do partido, onde encaminhava as requisições dos munícipes ao Poder Executivo, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento da cidade e qualidade de vida da população. Em sua visão, o Karate e o Boxe representam um estilo de vida saudável em todos os aspectos. “Com as artes marciais, aprendi a exercer a disciplina, o equilíbrio emocional, o discernimento, a empatia e a generosidade. Proporcionei oportunidades para as pessoas ao meu redor e construí atletas resilientes”, detalha.

Em sua caminhada, não pode deixar de falar do shihan Denivaldo Carvalho, 5º dan em Karate Shinkyokushin e presidente da Federação Sul América de Karate, sendo responsável pelo Shinkyokushin no Brasil. “Tenho muito respeito e admiração por ele”, fala.

Graduou 23 faixas pretas, todos reconhecidos pela WKO. O shihan Wagner Takeshi é branch chief no Brasil, professor de Karate Shinkyokushin e treinador de Boxe profissional. “Formei eternos campeões dentro e fora dos ringues. A minha esposa é a minha principal inspiração, pois ela é fundamental para a evolução diária, enfim, para que eu seja um exemplo de hombridade para os meus alunos”, destaca.