Notice (8): Undefined index: author [APP/View/Layouts/default.ctp, line 34]">

Luiz Augusto Alvarenga

Brasil
Kickboxing

A mente inquieta e inovadora do grão-mestre Luiz Augusto Alvarenga, considerado uma lenda viva do American Kickboxing, o levou a sonhar e a presidir a Confederação Brasileira de Full Contact (CBFC).

O Conselho Sul-Americano e a presidência da Confederação Pan-Americana de Artes Marciais, Combate e Defesa Pessoal outorgaram-lhe com o 8º dan (KBFC - Argentina, Brasil, Chile e Paraguai). Também é o representante oficial no Brasil.

De acordo com ele, a CBFC nasceu para ser um contraponto na vida de professores e mestres, oferecendo segurança e uma metodologia de treinamento eficaz, que inclui dados, materiais bibliográficos e todas as informações fundamentais destinadas aos praticantes e suas instituições. “Fomos os primeiros praticantes no país, sob a supervisão do grão-mestre Markus Tullius, nosso presidente honorário e introdutor da prática no Brasil. Inicialmente, o objetivo era desenvolver os métodos de treinamento, inclusive o Boxe, mas depois surgiram técnicas específicas para o aluno iniciante. Em relação à ascensão do atleta profissional, foram aplicados conceitos teóricos e práticos ensinados em aulas, diferenciando-nos de outras modalidades que eram muitas restritas no campo competitivo”, explica.

Além disso, concentra-se na essência do Full Contact, um esporte de contato moderno, desenvolvido a partir de conhecimentos sobre Medicina Esportiva, sendo aberto a inovações e pesquisas. Hoje, o Full Contact possui seis graduações oficiais pela CBFC. O objetivo geral é verificar o desenvolvimento e métodos de treinamentos eficazes dos atletas amadores e profissionais, preparando-os para participar de competições nacionais e internacionais.

Os equipamentos obrigatórios são protetores de cabeça, protetores bocais, protetores dos membros superiores (luvas oficiais), protetores dos membros inferiores (na região dorsal e calcanhar) e coquilhas para homens e protetor peitoral para as mulheres. Os combates ocorrem no ringue, tendo os seguintes tópicos: ataque, defesa, eficiência e técnicas. Os alvos permitidos incluem cabeça, tronco e MMII (membros inferiores).

Esses regulamentos são fundamentais para o sucesso do esporte, e quem os infringir, estará sujeito a sanções previstas no regulamento disciplinar da CBFC. “Por meio de pesquisas de campo, nós desenvolvemos conhecimento prático. Dessa forma, um aluno iniciante terá todo o suporte metodológico para se tornar um lutador profissional devido aos incentivos, desde bolsas a patrocinadores. O combate desportivo é encarado com uma das muitas formas de treinamento. Agradeço ao grão-mestre Markus Tullius, presidente honorário, pelos conhecimentos didáticos e vasta experiência, à diretoria da CBFC e a todos os filiados”, ressalta. Após a sua respeitada carreira vitoriosa, é considerado “o melhor lutador de todos os tempos” pelo Conselho Sul-Americano. Diariamente, ensina suas técnicas para professores e mestres.