Notice (8): Undefined index: author [APP/View/Layouts/default.ctp, line 34]">

Ivan Mendonça

Brasil
Taekwondo

O professor, nascido na Capital de São Paulo, mais precisamente na Zona Leste, é 2° dan em Taekwondo (MCM Taekwondo Team), que é filiada à Liga Nacional (LNT). Em meados de 1985, em conversa com um amigo, mencionou que gostaria de praticar uma arte marcial diferenciada. Com isso, foi levado à Academia ITA de Taekwondo, em Itaquera, “Treinei com esse amigo por um longo período. As aulas eram ministradas pelo professor Emídio Watanabe (2°dan) e éramos avaliados pelo GM Yun Sik Kim, que pertencia à Federação Paulista na época. Após alguns anos, o professor Emídio Watanabe resolveu vender a Academia ITA e mudou para o Japão (onde vive até hoje).

O GM Carlos Mariano comprou o dojang e o nomeou de Grupo ITA de Taekwondo, que mais tarde, se tornou o MCM Taekwondo Team. Ele é merecedor de todo o sucesso devido a sua dedicação e empenho para manter esse grupo até hoje. Tudo isso ocorreu entre a década de 90 e início de 2000/2001”, explica. Seus principais mentores foram o professor Emídio Watanabe, o GM Carlos Mariano e o mestre Edinaldo Nascimento (Edinho), inclusive é supervisionado por este último até a atualidade.

Devido à correria do trabalho, ficou distante do Taekwondo durante um período, porém, retornou em 2013, com o apoio do mestre Edinho, que lhe indicou ao Me. Sérgio Gil (do grupo MCM). Esse educador ministrava aulas em Itaquera, localização que era mais viável para Ivan Mendonça.

Em seu retorno, começou a lecionar e a disputar campeonatos. Possui os títulos de campeão paulista (categoria Master absoluto, 2019) e o de vice-campeão no Brazil Games (2019). É servidor público na Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e ministra aulas na Academia Guga Esportes, a convite do mestre Edinho. “Nesse local, o Paulo Alessandro da Matta (o Guga) é um parceiro e grande irmão. Sou muito honrado pela oportunidade de trabalharmos juntos. Muito obrigado pela confiança e oportunidade”, disse.

Seu objetivo é evoluir a cada dia. “Nós, praticantes, não sabemos tudo. Temos que entender que o aprendizado é diário, até mesmo com nossos alunos. A missão é formar pessoas melhores dentro e fora do Taekwondo, para que elas levem isso para a vida com fé, humildade, respeito, dignidade e amor ao próximo.

O sonho é o combustível para as realizações, mas sem fé nada disso será concretizado. Agradeço aos amigos do trabalho (CET) e a todos que me incentivaram e acreditaram que eu seria capaz. Nesta página há uma singela homenagem a todos vocês. Claro que um livro seria pouco para tantas pessoas incríveis. Que Deus os abençoe sempre”, encerra.