Notice (8): Undefined index: author [APP/View/Layouts/default.ctp, line 34]">

Jóji Enómoto

Brasil
Outros estilos

O shihan atua incansavelmente para a disseminação do Tai-Jutsu. Historicamente, a arte está relacionada com a origem do Ju-jutsu, Aikido, Kenpo, Judô e alguns estilos de Karate. Esta arte foi trazida pelo sensei Kazuyoshi Hanaki e divulgada no Brasil pelo seu neto, o shihan Jóji Enómoto, em meados dos anos 90, em São Paulo.

Ministrou o ensino do Tai-Jutsu Hakushin para membros da elite da Polícia Civil (classe especial), policiais militares da PMESP (curso de formação), tropa de elite da PMESP (ROTA, GATE e BP Choque), Forças Armadas do Exército Brasileiro (BG) e para membros da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo.

O estilo de Tai-Jutsu envolve técnicas de esquivas e de controle, e neutralização do adversário pelas articulações e uso de pontos vitais do corpo humano da Medicina Oriental, o que permite dispensar a força bruta ou violência. Jóji Enómoto é mestre em artes marciais pela UIAMA e acupunturista com Estudos Avançados em Beijing, na China. Foi instrutor de Taijutsu Hakushin no Batalhão Tobias de Aguiar (PMESP) - ROTA, em 2004, e instrutor de combate com faca tática na ROTA, GAETE, COE e na Tropa de Choque.

Realizou instruções de combate desarmado (Tai-Jutsu Hakushin) para a Cia de Guarda do Brasileiro, em São Paulo, e para o gabinete presidencial (Forças Especiais) de SBC. Possui formação no sistema da Acupuntura Abdominal Chinesa (Terapia Fuzhen), em Terapia Tui-Ná (tuina anmo fá) com o mestre Fang Cuozhong, na Universidade de Medicina Chinesa de Beijing, em Nihon Shiatsu, com a sensei Asakasa, no Japão, em Terapia Qi Nei Tsang, na Tailândia, pela ONG Thai Massage School (Chiang Mai, na Tailândia), e em Acupuntura Estética (2011) na sede da WFAS, na China.

Fez o curso de Moxaterapia Japonesa com o mestre Jinju Mizutani, e de Acupuntura Japonesa com o sensei Kamiishi Hiro, no Japão. Foi membro do Conselho da Federação Mundial de Medicina Chinesa (WFCMS- 2007), autor de mais de 30 mapas de sistemas de Acupuntura e Terapias Naturais, e vice-presidente da Associação Budista Shingon-Shu Templo Koya-san (2005).

É o introdutor do sistema completo no Brasil da Terapia da Acupuntura Shézhen (Shezhen liaofá) e do sistema no Brasil da Terapia da Acupuntura Abdominal Chinesa (Fuzhen LiaoFá). Tem certificação internacional da Coreia em Terapia da Koryo Sooji-Chim e Terapia Seun Keum (Quiroacupuntura Coreana), curso de Tai Chi Chuan, estilo da família Chen, com o mestre Wah (China), Acupuntura Sistêmica - mestre Song Un Kim, Acupuntura Laser - Dr. Akio Hida, Eletroacupuntura - Dr. Paulo Flávio Gouveia, Moxaterapia, Ventosaterapia e Sangria - Dr. Sérgio (Ibramem), Acupuntura Japonesa de Nagano - sensei Yirotaka Ito (Japão), Acupuntura e Moxaterapia Japonesa Avançada - Jinju Mizutani (Japão), Auriculoterapia Francesa - Raphel Nogïer (França), Acupuntura Estética - Dr. Celso Yamamoto, Therapeutic Tape (Spiral) - Prof. Fábio Del Monte, Acupuntura Abdominal Brasileira - Prof. Jorge Ayoub, Quiroacupuntura Koryo, Massagem Jinju, Moxaterapia, Ventosaterapia e Eletroacupuntura e Laseracupuntura, todos com o mestre Song.

Shihan Jóji Enómoto é mestre em Tai-Jutsu Hakushin, reconhecido pela ALESP, e formado em Fitoterapia, Homeopatia e Florais pela Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais (UFVMG). Em 2017, foi agraciado com os títulos de Doutor Honoris Causa em Medicina Oriental e em Artes Marciais.