Notice (8): Undefined index: author [APP/View/Layouts/default.ctp, line 34]">

Paulo de Tarso Silva Borges

Brasil
Karate

O shidoshi Paulo de Tarso e Silva Borges veio ao mundo em junho de 1972, na cidade de São Paulo. Um de seus estilos marciais transmitidos com muito esmero, além do Ninpo Goshin Jutsu, sem dúvida alguma, é o Ninjutsu.

Começou nessa modalidade por intermédio do mestre André Luiz Rebouças, em consonância com os treinos de Karate de Contato. Assim que se formou faixa preta, foi convidado a conhecer a Igreja Messiânica Mundial do Brasil, originária do Japão e fundada pelo Sr. Mokiti Okada (Meishu-Sama significa Senhor da Luz), que deixou como legado espiritual a energia do “JohreiI” como meio de purificar o nosso espírito. Sua filosofia se fundamenta nos ensinamentos, pragmatismo (verdade) e na conduta pessoal (bem), além das práticas de reconhecimento da arte e do Ikebana (belo), cultivo da própria alimentação sem aditivos químicos, agrotóxicos e adubos (fertilizantes), o que na verdade empobrece ainda mais o solo.

Depois da sagração como membro dessa religião, tornou-se portador do Ohikari (medalha da luz divina). “A representação é confirmar nosso compromisso de ligação direta com Deus e tornar o mundo melhor com o objetivo divino da ‘construção do paraíso terrestre’ (solo sagrado de Guarapiranga), templo que representa o protótipo do paraíso terrestre, situado na Zona Sul de São Paulo, no bairro Parelheiros. Não faremos isso sozinhos, mas com a união de todos os seres humanos e com valores tão necessários hoje em dia”, avalia.

Em novembro de 2009, chegou à faixa preta, posteriormente atingiu o primeiro nível (1° dan em Nogato Ryu). Ele e o seu mestre, que retornará a renomada Bujinkan (Japão), desenvolveram treinamentos de Gotompo na Serra do Mar e entre outros locais.

Conquistou o 2° dan com amplo reconhecimento. Devido a algumas intercorrências, continuou se aperfeiçoando na modalidade desenvolvida pelo grão-mestre Nogato. Em 2022, ingressarão na Sasuke Ryu, uma prestigiada instituição da Argentina, do mestre Ariel Carballo. “Após a pandemia de Covid-19, em que suportamos com resiliência, a Escola Ryuga Dojo Yoseikan mudou-se para a cidade de Francisco Morato, onde reiniciou com muita esperança nas modalidades defensivas, sobretudo, com o Ninjutsu; Tanto que até a nossa logomarca mudou, atendendo à demanda educacional da cidade adotada e à labuta marcial”, afirma.