Notice (8): Undefined index: author [APP/View/Layouts/default.ctp, line 34]">

Mário Rogerio Kuchembuck Pavan

Bahamas
Judô

Mário Rogerio Kuchembuck Pavan

O paulistano (3º dan – BJF) iniciou a jornada no Judô aos nove anos, no bairro do Jaraguá, com o sensei Raimundo. Depois, passou pela Associação de Judô Luciano, e em seguida, foi para o Centro Esportivo Pirituba, da Prefeitura de São Paulo. Contou com a supervisão de sensei Gentil, que federou a Associação Gentil de Judô com a ajuda de seu pai.

Passou a frequentar o Judô do Pirituba Futebol Clube, onde o sensei Gentil também ministrava aulas. 

Amigo da família Naito, com quem tinha treinos esporádicos, foi introduzido ao sensei Fuyu Oide, do Lapa Judô Clube, no qual recebeu convite para treinar algumas vezes.

No final de 1988, integrou a equipe de atletas da Sociedade Esportiva Palmeiras, e a partir de 1991, lutou também pela Universidade Mackenzie, onde fez seu bacharelado em Contabilidade.

Participou de muitos campeonatos, sendo sempre medalhista, e acabou tendo contato com o sensei Sergio Adib Bahi.

Em meados de 1997/1998, o sensei Bahi, que atuou como presidente da Confederação Sul-Americana/União Pan-Americana de Judô, lhe ajudou a acertar o cadastro da Bahamas Judô Federation (BJF).

Por volta de 1991, Mário foi acometido por uma meningite bacteriana que lhe tirou das competições, mas não dos tatames.

Ao final de 1995, o emprego levou-lhe para Nassau, nas Bahamas, onde hoje é árbitro na BJF. Ministra aulas técnicas nas academias locais de Nassau e na federação, preparando os atletas faixas pretas para o curso presencial de instrutor da IJF (com 100% de aprovação até agora).