Notice (8): Undefined index: author [APP/View/Layouts/default.ctp, line 34]">

Roberto Chamberlain Barbosa

Brasil
Karate

Roberto Chamberlain Barbosa

O sensei Roberto Chamberlain Barbosa, nascido em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, apresenta uma formação marcial bem consistente, sendo 4º dan em Luta Livre Esportiva, 3º dan em Karate Shidokan, Kickboxing Japonês Shidokan e Brazilian Jiu Jitsu, e 1° dan em Hapkido Coreano, além de ser professor de Kung Fu Chinês Tradicional e praticante de outras modalidades.

Ele e o mestre Roberto Canabarro são os responsáveis pelo crescimento do Karate Shidokan no Rio Grande do Sul. 

Mas se engana que seu início foi por meio do Karate. A jornada começou na década de 80, aos 10 anos, por meio da Capoeira. Em 1982, conheceu a arte marcial chinesa, e na sequência, a modalidade coreana e, por fim, a japonesa. 

O primeiro professor foi um amigo e irmão mais velho de seu colega de escola. No Kung Fu (Shaolin do Norte), treinou sob a tutela do mestre Alexandre Riegel. Posteriormente, contou com instruções do  Me. Vinícius Salvato (Hapkido), sensei Irineu Rosa (Karate), Amauri Santos (Jiu Jitsu) e do GM João Ricardo (Luta Livre Esportiva).

Curiosamente, começou a ministrar aulas por acaso, pois nunca foi sua intenção se tornar um professor, mas aprender o máximo que pudesse. Cerca de cinco anos após iniciar na arte marcial chinesa, ele já estava ensinando uma classe mais jovem, composta por crianças de 6 a 12 anos. Foi assim que descobriu que ensinar é, ao mesmo tempo, aprender, e ele passou a desenvolver um trabalho com pessoas de todas as faixas etárias.

Organizou o estilo Shidokan no Rio Grande do Sul e fundou a Federação Gaúcha, que hoje os respalda e lhes proporciona visibilidade no meio marcial. Além disso, tem projetos e eventos nos quais o nome do estilo e do fundador são reconhecidos internacionalmente. Com a ajuda de um amigo e mentor, também criou um canal voltado para o desenvolvimento do Karate, algo que considera de valor inestimável.

Em termos competitivos, disputou torneios em todas as modalidades em que treinou. Entre seus títulos mais expressivos, ressalta o de campeão gaúcho interno de Kung Fu em 1992. No Karate de Contato, obteve o melhor resultado com o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro Aberto, em 2000. Um tempo depois, em 2014, conquistou o segundo lugar em um amistoso de Kickboxing Japonês na Costa Rica.

Para o futuro do estilo no Rio Grande do Sul, planeja ampliá-lo em várias cidades gaúchas, apresentando a eficiência e a diversidade do Soeno Karate e da Federação Gaúcha Shidokan. “Vou preparar e levar atletas para competições, bem como demonstrar que a arte marcial, quando ensinada da maneira correta, é uma ferramenta importante na formação de cidadãos íntegros”, justifica.

A admiração de sensei Roberto começa pelo criador do Karate de Contato, Mas Oyama, que demonstrou obstinação ao fundar algo inédito em sua época. Ele também é fã de Yoshiji Soeno, por ser o braço direito do fundador e lutar pelo estilo, com todas as forças na juventude.

Seu mestre atual é o shihan Michio Misumi, que o ensina lições que raramente são vistas hoje em dia, seguindo a tradição da filosofia japonesa.