Notice (8): Undefined index: author [APP/View/Layouts/default.ctp, line 34]">

Vitor José Gomes

Portugal
Outros estilos

Vitor José Gomes

O mestre Vítor José Gomes nasceu em 29 de maio de 1975, em Düsseldorf, no Oeste da Alemanha. Filho de imigrantes portugueses, desde pequeno, gostava de artes marciais e dos filmes com Bruce Lee, Chuck Norris, entre outras estrelas.

É 5º dan em Goshin Ryu Ju-Jitsu (European Ju-Jitsu Union) e em Ju Jitsu, Shugenja Kokusai Bujutsu Renmei, instrutor de defesa pessoal nos cursos de segurança privada, credenciado pela PSP, e responsável pelas Lutas Tradicionais na FPLA.

Possui o título profissional de técnico de exercício físico (TPTEF) e o de treinador de desporto (TPTD) no IPDJ, além de ter muitas graduações e certificações.

Em 1983, os pais retornaram definitivamente a Portugal, e aos oito anos, iniciou no Karate Shotokan com o mestre Gilberto Sória Gomez. Ao longo de toda a carreira, treinou diversas modalidades, como Kung Fu, Kickboxing, Ju-Jitsu, defesa pessoal, Luta Tradicional Portuguesa (Luta Galhofa), Pankration, Luta Greco-Romana, Luta Olímpica, Grappling, Beach Wrestling, etc.

Começou a lecionar ainda na juventude, sob a supervisão de seus mestres. Treinou com a orientação de Keinosuke Enoeda, Yoshibu Otha, Osamu Aoki, Masaaki Ueki, Taiji Kase, Kawawada Minoru, Carlos Esteves, Alessandro Ronco, Don “Dragon” Wilson, Raúl Gutiérrez, Luís Fontes, Mohammed Qissi e muitos outros.

Em 2019 fez parte da seleção de Pankration de Portugal como treinador adjunto e massoterapeuta no Mundial de Pankration, realizado em Roma, na Itália.

Em 2009 fundou a Associação Portuguesa O Samurai, que por sua vez, impulsionou a criação da Federação Portuguesa de Luta Galhofa e Desportos Interculturais - O Guerreiro Lusitano (FPLGDI), em 2013.

Três anos depois, em 2016, ela foi extinta, para que a Luta Tradicional pudesse ser reconhecida nacionalmente e internacionalmente. A Federação Portuguesa de Lutas Amadoras passou a tutelar essa modalidade em dois níveis: nacional e internacional, e dispõe do aval da United World Wrestling.

O mestre Vítor Gomes organiza eventos nacionais e internacionais, e disputou várias competições, tendo ficado entre 1º e 5º lugar (categoria absoluto, que envolve todos os pesos e graduações).

Em 2022 foi um dos destaques do Livro dos Grandes Mestres das Artes Marciais, e em 2023, recebeu vários prêmios, entre eles, o de Mestre do Ano no International Martial Arts/Lisbon Hall of Fame. “A vida é curta demais. Portanto, é melhor lutarmos pelo que desejamos do que ficarmos sentados, à espera da concretização dos sonhos. Sem esforço e dedicação, não alcançamos o que mais desejamos”.