Notice (8): Undefined index: author [APP/View/Layouts/default.ctp, line 34]">

Gilberto Martins Leite Seon

Brasil
Taekwondo

Gilberto Seon

É mestre (7º dan em Taekwondo e em Hapkido), 14º khan em Muay Thai, 4º dan em

Krav Maga, instrutor internacional WSDL – Doces Pares Eskrima Kali Arnis e professor de Educação Física.

Quem o conhece, percebe o quanto e como as lutas estão presentes em sua vida. Há mais de quatro décadas, dedica-se aos estudos marciais no estado de São Paulo, e está sempre buscando e pesquisando novos conhecimentos nas mais variadas modalidades, dando novos significados ao longo do tempo. Na infância, adorava os filmes do astro Bruce Lee. Em 1977, ainda muito jovem, começou sua trajetória por meio do Kung Fu (Wing Chun) com Li Hon Ki. Em seguida, aos nove anos, decidiu que queria aprender Taekwondo, desta vez, com mestre Chang. Após o falecimento dele, foi treinar com o GM Sin Hwa Lee, formando-se faixa preta aos 16 anos.

Como um autêntico guerreiro, seguiu carreira profissional na modalidade. Anos depois, teve a oportunidade de praticar defesa pessoal com In Kon Park, 8° dan em Hapkido (TKA). Depois, que se especializou no estilo Chang Moo Kwan, foi em busca de aperfeiçoamento e novas experiências.

Nessa fase, recebeu orientações de Shi Pi Kim, 8° dan em Hapkido, e de Boxe Tailandês com o professor Edgi Malai. O foco era no condicionamento físico. Como educador, sempre teve orgulho de transmitir os ensinamentos dos primeiros mestres coreanos, com enfoque na formação de caráter de seus alunos e discípulos.

Já como atleta, participou de várias Copas, Campeonatos Paulistas e Brasileiros. Encerrou a carreira esportiva em 1998, como vice-campeão brasileiro em Minas Gerais. No ano seguinte, passou a administrar a própria academia marcial. Em parceria com seus mestres, formou as primeiras turmas de alunos em 1986. Fundou a Associação Seon de Taekwondo Clube, no bairro do Taboão, em São Bernardo do Campo, hoje tradicionalmente conhecida como Associação Seon de Artes Marciais Clube.

Em 2000, com Sin Hwa Lee e Anderson Massa, criou a Federação de Taekwondo do Estado de São Paulo (FETESP), única entidade oficial filiada à Confederação Brasileira do esporte (CBTKD) na ocasião. Seis anos depois, por razões pessoais, o mestre Sin Hwa Lee precisou viajar para os Estados Unidos. Para manter o bom funcionamento da entidade, definiram outros dirigentes e um novo presidente. Gilberto Seon e Anderson Massa apoiaram Yeo Jun Kim como o principal porta-voz. Na diretoria, organizaram Campeonatos Paulistas, eventos nacionais e internacionais, lançamentos de livros e exames de faixas pretas.

Em 2011, mestre Seon precisou se desligar da FETESP, também por motivos pessoais. Hoje, se dedica apenas aos alunos de sua associação. A instituição permite a filiação de outras academias e orienta quem estiver interessado em receber o ensino e a certificação técnica. Sua última aparição em um programa de tv foi na Record. Na ocasião, foi entrevistado pelo repórter Carlos Dorneles sobre os conflitos que existem na adolescência. A reportagem foi muito repercutida e rendeu elogios ao trabalho do educador. “Agradeço imensamente a todos àqueles que, de alguma maneira, direta ou indiretamente, contribuíram com as artes marciais, como mestres e professores. Não posso deixar de mencionar o incentivo que recebo dos alunos e da minha família.