Notice (8): Undefined index: author [APP/View/Layouts/default.ctp, line 34]">

Francisco Filho

Brasil
Karate
BA

Francisco Filho

Francisco Alves Filho é uma lenda do Kyokushin, o estilo de Karate mais duro e exigente do mundo.

Nascido em 1971, na pequena cidade de Souto Soares, na Bahia, ele se apaixonou pela arte marcial aos 11 anos de idade, ao assistir aos filmes de Bruce Lee. Aos 12 anos já disputava sua primeira competição na faixa azul. Para se aperfeiçoar ainda mais, ele se mudou para o Japão por alguns anos, onde aprendeu mais sobre a cultura e a filosofia japonesas.

Filho entrou para a história do Kyokushin ao participar das 100 lutas, um desafio que poucos se atrevem a enfrentar. Trata-se de lutar contra 100 adversários consecutivos, em combates de dois minutos cada. Apenas 18 pessoas conseguiram completar essa proeza na história do Kyokushin, e Filho foi o primeiro não-japonês a fazê-lo e o único no mundo a não precisar ser hospitalizado após o feito, em 1995: venceu impressionantes 76 das 100 lutas, sendo que as outras 24 terminaram em empate.

Ele também brilhou nos torneios mundiais de Kyokushin, conquistando o terceiro lugar em 1995 e o título em 1999. Enfrentou e venceu alguns dos melhores lutadores da época, como Hajime Kazumi, Glaube Feitosa, Nicholas Pettas, Garry O’neill, Alexander Pichkunov, Andy Hug entre outros. 

Como lutador profissional, fez sua estreia no K-1, em 20 de julho de 1997, no K-1 Dreams 1997, lutando contra Andy Hug. Este foi seu segundo encontro, sendo o primeiro no 5º Torneio Mundial Kyokushin em 1991, que resultou em uma vitória por nocaute de Filho. A segunda luta foi também ganha por Francisco Filho. Logo se tornou um dos principais concorrentes, em seguida, para o título do K-1 World GP. Seus diferenciais são a técnica refinada, força de vontade e espírito guerreiro.

O primeiro shihan brasileiro (mestre), se aposentou das competições em 2004, mas não deixou o Kyokushin de  lado. Atuando como instrutor e árbitro, ele continuou sua jornada e, além disso, passou a se dedicar a outras modalidades de artes marciais, como o Kickboxing e o MMA.

Em 2006, Filho realizou o sonho de abrir sua própria academia na cidade de Bragança Paulista, no estado de São Paulo, no Brasil, onde ensina crianças, jovens e adultos. É considerado um exemplo de dedicação, disciplina e honra para todos os praticantes do Karate.

No reality show TUF Brasil, em 2012, Filho foi um dos técnicos auxiliares de trocação da equipe de Vitor Belfort.

Atualmente, Francisco Filho ministra seminários e orienta lutadores para o autoconhecimento em vários países do mundo, seguindo seu caminho como um verdadeiro mestre do Kyokushin