Notice (8): Undefined index: author [APP/View/Layouts/default.ctp, line 34]">

Yong Min Kim

Coreia do Sul
Taekwondo

Yong Min Kim


O grão-mestre é natural de Soon Chun, na Coreia do Sul. Desembarcou no Brasil em 1976 e iniciou o processo de difusão do Taekwondo na Academia Kim, muito tradicional em São Paulo. 

Em nosso país, ajudou a divulgar a arte marcial coreana em programas de tv, como o “Clube da Criança”, exibido na extinta Rede Manchete, e como co-roteirista de fotonovelas. Os títulos mais famosos foram “As aventuras do mestre Kim”, “Mestre Kim: o vingador”, entre outros.

 Também trabalhou como instrutor da Escola de Oficiais das Polícias Militar, Civil e Federal. Na década de 80, foi eleito o primeiro presidente da Associação Brasileira de Taekwondo (ABT), nomeada posteriormente de Confederação Brasileira, do qual dirigiu por muitos anos. 

 O coreano integrou a União Pan-Americana de Taekwondo, o Conselho Executivo da World Taekwondo Federation (WTF), a Federação Mundial, o Comitê Olímpico do Brasil (COB), entre outros órgãos importantes.

 Por seu relevante trabalho, ganhou em 1993, o titulo de Cidadão Carioca da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Em 1995, passou a presidir a colônia coreana no Rio de Janeiro.

 Possui o 9º dan em Taekwondo, um título honorífico oferecido pelo presidente dos Estados Unidos na época, Bill Clinton, o título de Doutor em Educação Física pela Glenford University e o reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU) pela dedicação ao cargo de instrutor internacional - Worls Peace Martial Arts Ambassador Association (WPMA).

Mestre Kim comandou o Taekwondo brasileiro por mais de 20 anos, auxiliou equipes em vários campeonatos e hoje continua sendo respeitado como um dos maiores mestres de artes marciais no Brasil.