Notice (8): Undefined index: author [APP/View/Layouts/default.ctp, line 34]">

José Gomes Medeiros

Brasil
Judô

José Gomes Medeiros


O judoca nasceu em 11 de maio de 1934, na cidade de Caiada de Baixo, atual Senador Elói de Souza/ RN. 

Em 1962, ingressou na academia de Karate do professor Yoshihide Shinzato. Parou em 1972, no 2º dan.

Em 1966, regressou ao Judô como faixa marrom, na academia do Santos Futebol Clube (SFC). Seu professor era Roberto Monte Santo. 

Em 1968, foi promovido à faixa preta, concedida por Tokuzo Terazaki, 8º dan, um dos maiores mestres do Brasil.

Neste ano, retornou à Associação Atlética dos Portuários, desta vez, para assumir as aulas. Além disso, começou a exercer o cargo de árbitro e de técnico de arbitragem, no qual permaneceu até 2014, afastando-se por vontade própria.

É medalhista de bronze no 1° Campeonato Santista de Judô em 1956, vice-campeão do Campeonato para Promoção de Faixa Marrom em 1958, na cidade de São Paulo, e campeão pelo Santos Futebol Clube do Torneio Santista por Equipe (faixas marrons) em 1967.

Em 1970, após machucar o ombro durante um treino intenso no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo, decidiu pausar a carreira competitiva e se dedicar apenas às aulas. Em 1971, iniciou o curso de Kata e Katame no Kata, ministrado pelo professor Yoshio Okquirrara, 8º dan, no Clube Regatas Tietê. A partir de 1978, ficou à frente da seleção santista de Judô nos Jogos Regionais e Abertos do Interior. Em 2005, depois de uma fase próspera no Judô, com grandes atletas na Associação Atlética dos Portuários, o clube em que atuava passou por uma má fase administrativa, fazendo com que se afastasse.

Em 2010, durante uma reunião com a Federação Paulista de Judô (F.P.Judô), foi nomeado um dos primeiros membros do Conselho de Ética.  

O judoca treinou centenas de crianças, adolescentes e adultos, além de ícones como o campeão olímpico Rogério Sampaio, Ivo Vieira Nascimento, Telma de Souza, entre outros.

Em 2012, agora como veterano, disputou inúmeros torneios em Pordenone e Veneza, na Itália, além de ter representado o Brasil no 3º Campeonato Mundial de Kata. Em novembro do mesmo ano, ficou em primeiro lugar no Interamericano de Punta Cana, na República Dominicana.

Em mais de 60 anos no “Caminho Suave”, cuidou de conhecer, integrar e manter-se sempre ativo no ensino e na prática do esporte japonês. Por toda esta trajetória, é um dos senseis mais respeitados do País.