Jogos Sul-Americanos 2022: Judô brasileiro é ouro na disputa por equipes

Título foi conquistado em uma vitória de 4x3 sobre o Peru.

14/10/2022

Por Confederação Brasileira de Judô | Crédito da foto: Miriam Jeske/COB

O Brasil conquistou a medalha de ouro por equipes nos Jogos Sul-Americanos 2022. O título veio em uma decisão emocionante contra a seleção do Peru, pelo placar de 4 a 3, e fechou com excelência a campanha do Judô brasileiro em Assunção. Ao todo, foram seis ouros, três pratas, quatro bronzes e a liderança isolada no quadro de medalhas da modalidade.

O país estreou diretamente na semifinal e, de forma tranquila, passou pela Venezuela (4 a 1). Os pontos da vitória foram marcados por Jonas Ribeiro (-73kg), Millena da Silva (-70kg), Wilgner Mendes (-90kg) e Gabriel Arévalo (+90kg). Já no lado venezuelano, Elvismar Ruiz (+70kg) descontou.

Na grande decisão contra o Peru, a emoção foi até o último minuto. Nenhum dos países conseguiu manter a sequência de duas vitórias seguidas e, no final dos combates, a luta desempate precisou acontecer. A categoria sorteada foi +70kg e Beatriz Freitas, que foi medalha de prata no meio-pesado, venceu Camila Aquino pela segunda vez no dia com uma chave de braço. Ippon e ouro para o Brasil.

A conquista do Judô fez o time Brasil ultrapassar a marca de 100 medalhas de ouro em Assunção. Faltando dois dias para o fim do evento, o país já soma 274 medalhas em diversas modalidades — 119 ouros, 87 pratas e 68 bronzes.