Maicon Andrade conquista o primeiro ouro do país na história do GP de Taekwondo

Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos Rio 2016, atleta brasileiro faturou o título da etapa de Sofia, na Bulgária, no último fim de semana.

24/10/2022

Por Comitê Olímpico do Brasil | Crédito: CBTKD


Maicon Andrade conquistou o ouro no Grand Prix de Sofia de Taekwondo, na Bulgária, e fez história. O atleta da categoria +80kg se tornou o primeiro brasileiro campeão neste tipo de competição. De quebra, somou 40 pontos no ranking mundial, classificatório para a Olimpíada de Tóquio 2020. Na mesma competição, Ícaro Miguel foi bronze.

Antes do Grand Prix de Sofia, o Taekwondo do Brasil já tinha conquistado oito medalhas no GPs ao redor do mundo, mas nenhuma de ouro. Maicon chegou à final depois de quatro lutas e, na decisão, superou o sul-coreano Kyo-Don In por 4 x 3.

"Hoje, após cinco lutas contra adversários duros (medalhistas olímpicos, medalhistas mundiais e campeões de GP), saio vitorioso, em plenas condições! Estou feliz com mais esse sonho realizado. Trabalhei muito para representar bem aqui e consegui trazer essa medalha tão esperada. Saí de casa há três semanas e conquistei o título do Canadá Open, a prata no President's Cup e agora esse ouro inédito. Saio satisfeito e agora é continuar trabalhando para ir bem no GP final. Com essas conquistas, darei um salto muito grande nos rankings", disse Maicon.

A campanha começou com vitória sobre o britânico Lutalo Muhammad por 17 x 12. Na sequência, triunfo sobre Antônio Artal Yera, da Espanha, por 21 x 19. Nas quartas, o medalhista olímpico passou por Stephen Lambdin, dos Estados Unidos, por 7 x 0. Na semifinal o brasileiro encarou o medalhista mundial, Ivan Sapina, da Croácia, e venceu por 18 x 12. Na decisão, vitória sobre o sul-coreano.

Vale lembrar que a competição mais importante do ano é o Mundial, em que Maicon conquistou o bronze. Ainda haverá uma edição do Grand Slam no próximo mês, que é o segundo torneio mais importante do Circuito. Abaixo das duas, vem o Grand Prix, que tem quatro edições ao longo do ano.

E o Brasil ainda conquistou a décima medalha em Grands Prix com Ícaro Miguel, bronze na categoria até 80kg. Com vitórias sobre Victor Asp, da Noruega, por 14 a 11; Hwan Namgoong, da Coreia do Sul, por 12 a 6; e sobre Raul Garcia Martinez, da Espanha, por 13 a 3, o brasileiro se classificou para a semifinal. Na disputa por uma vaga na decisão acabou derrotado por Seif Eissa, do Egito, por 18 a 9.

"Não posso deixar de agradecer a todos pela torcida, ao Time Brasil, à Confederação, ao meu clube e apoiadores. Essa medalha é grande. Essa viagem trouxe um ouro na President's Cup e o bronze no Grand Prix. Mais uma conquista inédita na minha carreira e que vai me fazer subir um pouco no ranking", disse Ícaro.

Apenas os cinco primeiros do ranking olímpico conquistam vaga direta para os Jogos Olímpicos de Tóquio. O vencedor do Grand Slam também garante vaga. Caso não consigam se classificar pelo ranking, os atletas poderão disputar a vaga pelo pré-olímpico continental. O das Américas será na Costa Rica, nos dias 10 e 11 de março. 


Histórico do Brasil em Grands Prix de Taekwondo


Ouro

Maicon Andrade – 2019 – Sofia


Prata

Talisca Reis – 2018 – GP Roma

Guilherme Dias Alves – 2014 – GP Suzhou

Guilherme Felix – 2013 – GP Manchester


Bronze

Ícaro Miguel – 2019 - Sofia

Gabriele Siqueira – 2019 – Roma

Edival Pontes – 2018 – GP Taiwan

Edival Pontes – 2018 – GP Moscou 

Maicon Andrade – 2018 – GP Roma

Iris Tang Sing – 2017 – GP Londres