Dia Mundial do Judô: Parabéns a todos!

Em comemoração ao aniversário do mestre Jigoro Kano, em 2022, o tema do Dia Mundial do Judô é inclusão.

28/10/2022

Por Confederação Brasileira de Judô | Crédito: Arte/Revista Master

Vamos celebrar, judocas. Em comemoração ao aniversário de Jigoro Kano, criador do Caminho Suave,  28 de outubro foi nomeado como o Dia Mundial do Judô. Todos os anos, para celebrar a data, a Federação Internacional de Judô seleciona temas para promover os valores do esporte e, em 2022, o escolhido foi mais que especial: Inclusão.

Visando propiciar um Judô diverso e acolhedor, a Confederação Brasileira de Judô, em parceria com a Associação Brasileira de Judô Inclusivo (ABJI), convidou todas as Federações, clubes, academias e judocas do Brasil para promoverem um Treinão Nacional Inclusivo. A ação tem como objetivo celebrar o Judô em sua mais pura essência: abraçar a todos.

Além da inclusão de gênero, raça e condição econômica, a filosofia do Caminho Suave também possibilitou que atletas com deficiências físicas e intelectuais pudessem encontrar nos dojos um local seguro e receptivo. É o caso de João Ferreira, que é faixa preta, campeão mundial e está dentro do espectro autista: “O Judô é muito importante para mim porque me ajudou a me desenvolver, mas, mais do que isso, me ajudou a alguns princípios como respeitar as pessoas, disciplina e ser um ser humano melhor”.

Já Cleverson Fidelis, faixa roxa e amputado transfemural, vê o Judô como um sinônimo de respeito: “O que eu mais gosto na prática, além de todo o conceito e técnica que nós aprendemos, é o respeito. Estar em um ambiente onde somos respeitados e tratados com igualdade é muito importante”.