Em prol das artes marciais, 4º Encontro Internacional – lançamento do livro Grandes Mestres lota auditório da ALESP

Ato solene reverenciou educadores que fomentam o segmento no país e no exterior.

28/11/2022

Por Girliani Martins | Créditos das fotos: Alan Emerson – Revista Master

União, comprometimento e amizade. Estas três palavras sintetizaram o mote do 4º Encontro Internacional - lançamento da 13ª edição do livro Grandes Mestres, que lotou o Auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) na última sexta-feira (25).

A mesa de honra foi composta pelo Deputado Estadual Castello Branco, um dos apoiadores do ato solene, pelo representante do parlamentar Altair Moraes, pelo secretário de Desenvolvimento Social e vice-presidente da UIAMA (União Internacional de Artistas Marciais da América), Daniel Lucena, pelo líder da ISKA Brasil, Nilton Nascimento, pelo grão-prior dos templários, David Caparelli, pelo vice-presidente da Federação Paulista de Judô, Sérgio Lex, pelo grande lutador de Karate, Robson Maciel, pelo kyoshi da Escola Shinshukan, Rogério Eng Wong, pelo grão-mestre em Hapkido e Taekwondo, Gilberto Seon, pelo diretor da Erich Fromm University (EUA) e da Faculdade Einstein, José Augusto Maciel Torres, e por fim, pelo editor e autor do livro Grandes Mestres, Fábio Bueno.

No discurso de abertura, Castello Branco enalteceu a atuação de professores e mestres de artes marciais para o desenvolvimento da sociedade. “O trabalho de vocês é essencial para educarmos nossos jovens, direcionando-os no caminho da retidão”, fala. 

O vice-presidente da UIAMA, Daniel Lucena, comentou que todos estavam de parabéns, pois não é fácil viver de artes marciais no Brasil. “Sei que a luta diária exige esforço e dedicação, mas sem grandes desafios não há vitórias. Aproveito para destacar a organização da Elaine Ferreira e do Fábio Bueno, isto é, da Bueno Editora, que não poupa maneiras para valorizar os educadores marciais”.


Mensagem importante

Assim que o Hino Nacional do Brasil foi executado, chegou o momento de assistir ao vídeo oficial, que trouxe uma mensagem de motivação aos participantes da obra.

Para o líder da ISKA Brasil, Nilton Nascimento, o livro deixa evidente que não tem um mestre ou uma arte marcial melhor que a outra. “Precisamos deixar o ego de lado e nos unir em prol de nosso segmento. Este é o objetivo central desta obra, que sempre focou em nossa valorização profissional”, explica.

O grão-prior dos templários, David Caparelli, concorda e emenda que este é o grande diferencial das artes marciais. “São uma atividade milenar que encanta e movimenta gerações. Um trabalho editorial como este eterniza legados”, discorre.

Participantes internacionais

Além de participantes de vários estados brasileiros, o ato solene recebeu mestres internacionais, como Mateo Bassi, da Argentina, e Geronimo Samudio e Cesar Daniel Centurión, do Paraguai.

Segundo Geronimo Samudio, o evento foi primoroso, visto que permitiu um intercâmbio cultural com profissionais de distintas modalidades. “É uma verdadeira celebração marcial entre professores e mestres do Brasil e de outros lugares do mundo, um momento muito adequado para fortalecermos laços de amizade”, destaca.

O mestre Mateo Bassi explicou que ficou muito feliz com o resultado do livro. “De fato, uma produção bastante completa. Estou muito contente de ter minha biografia eternizada nesse projeto”, conta.

Sucesso

Por acompanhar a obra desde a 1ª edição, o kyoshi Rogério Eng Wong analisou a sua evolução. “Participo do livro desde o primeiro volume e, sem dúvidas, o sucesso resulta de credibilidade. Inicialmente, circulava apenas no Brasil, porém, com o passar dos anos, conquistou outras nações. Hoje, estamos em todo o território nacional, nas Américas e na Europa”, avalia.

Considerado um dos 10 maiores lutadores de Karate da história pela Japan Karate Association (JKA), Robson Maciel, disse que estar anualmente na produção lhe motiva a ser um karateca melhor. “Todos que atuam na área sabem que estar no livro é sinônimo de reconhecimento. Estamos falando de uma das maiores obras de artes marciais do mundo”, contextualiza.


Homenagens

Na ocasião, todos os participantes receberam medalhas e certificados. O vice-presidente da Federação Paulista de Judô, Sérgio Lex, informou que o evento é um dos mais esperados do segmento. “O Encontro Internacional é ideal para encontrarmos professores e mestres que fomentam as artes marciais em várias partes do mundo”.

De acordo com o atual campeão mundial de Kickboxing Internacional Low Kicks (WTKA), Jaime Santos, participar tanto do livro quanto do ato solene sempre foram um sonho. “Há alguns anos faço questão de prestigiar os dois, pois sei da relevância que eles têm em nosso setor”.

Muitos participantes do exterior, por razões profissionais, não conseguiram comparecer, contudo, enviaram vídeos especiais, incluindo Fábio Bevilacqua, Rocco Vallarelli (ambos da Itália), João Manuel Soares Varela (Portugal), Andy Kunz (Suíça), entre outros.

Um episódio marcante na cerimônia foi a homenagem realizada pela editora Elaine Ferreira ao Deputado Estadual Castello Branco. Além dele, outros homenageados receberam o título de Doutor Honoris Causa da Erich Fromm  University, assim como placas honoríficas. 

O anfitrião fez um agradecimento especial à Bueno Editora e recebeu uma calorosa salva de palmas em reconhecimento à trajetória parlamentar. 

Incentivo

O reitor universitário e coautor do livro Grandes Mestres, José Augusto Maciel Torres, informou que o propósito educativo se renova a cada edição. “Anualmente, reforçamos nossos pilares. As artes marciais e os seus professores e mestres devem ser vistos como instrumento educativo e de socialização”, pontua.

O responsável pela obra, Fábio Bueno, agradeceu ao apoio de todos os envolvidos. “Todos vocês fazem parte desse sucesso. O livro Grandes Mestres não seria o que é hoje se não fosse o incentivo que nós recebemos. Nosso intuito nunca foi bater venda de livros, mas permitir que sejam devidamente reconhecidos”, finaliza.

Entre os nomes que prestigiaram a solenidade, estão Nelson Higa, Li Wing Kay, Wevesson Félix, Paulo Marin (RS), João Valdivino, Robson Barreto, entre outros. Por fim, o ato solene foi encerrado com uma sessão de autógrafos. 

Veja mais fotos do lançamento 

O álbum completo está no Facebook da Revista Master (CLIQUE AQUI).

Como adquirir o livro

A 13ª edição está disponível na Bueno Shop, a loja virtual da Bueno Editora. No site, ainda é possível garantir versões anteriores (CLIQUE AQUI).

Mais 

Aproveite e se inscreva no canal da Revista Master no Youtube para assistir, em primeira mão, o vídeo com entrevistas especiais do 4° Encontro Internacional lançamento - 13ª edição do livro Grandes Mestres: https://youtube.com/@RevistaMasterOficial

Não perca!