De olho na renovação, CBJ leva novatos para treinar no Japão

Sete judocas das equipes de transição estão no país para treinamentos no Instituto Kodokan e Universidade de Tsukuba. Eles se juntam à Willian Lima, Guilherme Schimidt e Marcelo Gomes, que estão em Tóquio em preparação para o World Masters.

07/12/2022

Por Confederação Brasileira de Judô | Crédito da foto: CBJ

Dez judocas brasileiros estão no Japão para participar do Treinamento de Campo de Tóquio, que teve início na última segunda-feira (05) e seguirá até o fim desta semana. Tendo como local o Instituto Kodokan, conhecido como o berço do Caminho Suave, os convocados pela Confederação Brasileira de Judô receberam a oportunidade de compartilhar o tatame com atletas do mundo inteiro e de lapidar suas habilidades para competições futuras.

Depois de competirem no Grand Slam de Tóquio, Willian Lima (-66kg), Guilherme Schimidt (-81kg) e Marcelo Gomes (-90kg) permaneceram na capital japonesa para o treinamento. O trio estará presente no World Masters de Doha, no final de dezembro, e estes dias estão servindo como preparação para o último evento do Circuito IJF em 2022. 

Já os outros sete atletas convocados são da Seleção Brasileira de Transição. Os jovens Rafaela Batista (-48kg), Bianca Reis (-57kg), Kaillany Cardoso (-63kg), Eliza Ramos (-78kg), Gabriel Falcão (-73kg) e Kayo dos Santos (-100kg) são estreantes na Terra do Sol Nascente, enquanto Luana Carvalho (-70kg) volta ao país após ser atleta apoio nos últimos Jogos Olímpicos. Na próxima semana, entre os dias 10 e 16 de dezembro, todos eles ainda vão participar do Treinamento de Campo na Universidade de Tsukuba.

“Acho que é o sonho de todo judoca poder vir no país onde nasceu nosso esporte. É minha primeira vez aqui no Japão e vim para participar dos treinamentos de campo que vão acontecer em Tokyo e Tsukuba — de quebra ainda pude assistir ao Grand Slam que estava acontecendo”, disse Bianca Reis em suas redes sociais.

“Que felicidade poder prestigiar atletas incríveis no Grand Slam de Tóquio. Espero logo mais estar em um pódio como este! Agradeço a Deus por essa oportunidade, por estar realizando mais um sonho! Agradeço também à @judocbj @comissao.atletas pela oportunidade! Seguimos… mais conhecimento na bagagem! Agora sigo para um treinamento na KODOKAN!”, postou Kaillany Cardoso.

“Um sonho que eu sempre perguntei pra Deus se eu ia conseguir realizar! Agora estou vivendo uma pequena parte dele. Muito feliz por ter essa experiência de poder assistir o Grand Slam de Tokyo, aqui no Japão, e logo poder iniciar o treinamento de campo”, comemorou Eliza Ramos.

Confira a delegação brasileira completa no Japão:

Equipe Feminina

Rafaela Batista (48kg/Instituto Santa Cruz/FJERJ)

Bianca Reis (57kg/Academia Corpo e Arte/FEMEJU)

Kaillany Cardoso (63kg/Minas Tênis Clube/FMJ)

Luana Carvalho (70kg/Umbra-Vasco/FJERJ)

Eliza Ramos (78kg/C.R. Flamengo/FJERJ)

Equipe Masculina

Willian Lima (66kg/E.C. Pinheiros/FPJ)

Gabriel Falcão (73kg/Instituto Reação/FJERJ)

Guilherme Schimidt (81kg/Minas Tênis Clube/FMJ)

Marcelo Gomes (90kg/Sogipa/FGJ)

Kayo dos Santos (100kg/Minas Tênis Clube/FMJ)

Comissão Técnica

Antonio Carlos Pereira – Técnico

Marcus Agostinho – Técnico

Ricardo Amadei – Fisioterapeuta

Cássio Santiago – Fisioterapeuta