Livro Grandes Mestres das Artes Marciais alcança credibilidade e reconhecimento na Espanha

Publicação circula no Brasil, nas Américas e na Europa por meio dos próprios participantes.

16/02/2023

Da Redação | Crédito das fotos: Arquivo Pessoal

Há uma expressão popular que orienta: “para realizar ações grandes, comece de forma pequena”. Foi dessa maneira que o editor Fábio Bueno lançou, em 2009, a primeira edição do livro Grandes Mestres das Artes Marciais.

A princípio, o projeto ficou restrito a algumas regiões do Brasil. Contudo, com o passar dos anos, conquistou a confiança dos brasileiros, tanto que está presente, por meio dos próprios participantes, em todo o país.

Nós sabemos que essa projeção não veio por acaso. Foi fruto de muito trabalho e da adesão de inúmeros professores e mestres. 

A obra revolucionou porque não traz apenas biografias de grandes educadores marciais, mas também reforça o legado dos pioneiros e a história das modalidades, um documento para a posteridade.

Expansão 

Em 2020, aconteceu a etapa mais desafiadora: a edição Américas e Europa, produzida em três idiomas: português, inglês e espanhol. Com isso, o modelo de sucesso existente no Brasil, que trouxe visibilidade aos participantes brasileiros, ganhou o apoio de americanos e europeus.

Na Europa, os mestres espanhóis são alguns dos mais engajados. O primeiro participante espanhol foi José Coello Laredo. Na sequência, o livro atraiu a atenção de Claudiu Mihaila, Ángel Pérez Gele, entre muitos outros.

Em 2022, Gele estampou as páginas pela segunda vez. Outros representantes da nação espanhola foram Angel Escribano Moreno, Antonio Garcia Fenoy, Manuel Ortiz Ortiz e Raquel Escobar Molina, todos indicados pelo sensei de Karate brasileiro, Luiz Galeote Iwasaki, que em 2023, está de mudança para a Europa. 

Espanha

Luiz Galeote Iwasaki

Segundo o karateca, o principal propósito de sua mudança é aumentar o conhecimento técnico e teórico. “Na Espanha poderei treinar com referências marciais e me qualificar ainda mais. O fato de ter sido destaque no livro Grandes Mestres por vários anos me ajudará muito nessa imersão, considerando que é um trabalho reconhecido internacionalmente. Quando eles veem que já estive em uma grande produção como esta, a mais importante do Brasil no segmento marcial, isso abre muitas portas. É como um símbolo de boas-vindas”, relata.


Ángel Pérez Gele

Quem também se orgulha de estar no livro Grandes Mestres é o grande mestre Ángel Carlos Pérez Gel, 9º dan em Taekwondo Chung Do Kwan, 7º dan em Hapkido e líder do Club Taekwondo Gele.

Recentemente, durante o XII Gala Internacional de Taekwondo, ele e seus alunos presentearam os convidados com alguns exemplares da publicação. “É uma obra muito completa e que une praticantes do Brasil, Espanha, EUA, entre outros”.


Segundo o mestre José Coello Laredo, estamos falando de um dos melhores livros de artes marciais do mundo. “Gostaria de agradecer ao grande mestre e editor Fábio Amador Bueno, por oferecer a oportunidade de ser um dos destaques do livro Grandes Mestres. É uma grande honra para este humilde mestre. Gostaria de enfatizar que é um dos melhores livros sobre artes marciais do mundo. De forma geral, recomendo que participem desta magnífica obra literária marcial”.

Para Claudiu Mihaila, a excelência da obra está nos detalhes. "Fiquei encantado de estar com os melhores mestres do mundo neste livro. Muito grato pelo profissionalismo em cada momento e fase da produção. Uma experiência única em que pude conhecer outros mestres e estilos”. 


Mundo afora

Além da Espanha, a produção contou com representantes da Áustria (Ado Dulas), Alemanha (Bernd Höhle e Angelo Calogero Marotta), Portugal/Inglaterra (Rogério da Costa, Carlos Manuel Silva e João Manuel Soares Varella), Itália (Fabio Bevilacqua, Michelangelo Ramunni, Rocco Vallarelli e Michele Cristiano), Suíça (Andy Kunz), Argentina (Bassi Sabino Mateo), Paraguai (Geronimo Samudio), EUA (Bill Wallace, Cynthia Rothrock, Carlos Silva, Robert Crossom e Lloyd Travis Burgos), Bélgica (Mark Stas), entre outros países. 

2023

Neste ano, vários mestres brasileiros e internacionais já confirmaram presença na 14ª edição. 

Para conhecer melhor o projeto, acesse: www.grandesmestresmarciais.com.br ou fale diretamente com o autor Fábio Bueno no WhatsApp: https://bit.ly/3YXYpfU