Assembleia aprova prestação de contas da CBJ e elege novos membros dos Conselhos de Ética e Fiscal

Reunião aconteceu em formato híbrido, com membros presentes à sede da CBJ, no Rio de Janeiro, e por videochamada.

07/03/2023

Por Confederação Brasileira de Judô | Crédito da foto: Beatriz Riscado/CBJ

Os membros da Assembleia Geral da Confederação Brasileira de Judô reuniram-se nesta semana, em formato híbrido, com membros presentes, em sua maioria, na sede da entidade, no Rio de Janeiro, e outra parte participando por videoconferência. Participaram do evento presidentes de Federações, membros da Comissão de Atletas e membros de Conselhos da CBJ e representantes da gestão da entidade.   

O encontro tratou de três pautas diferentes: aprovação das contas do exercício de 2022 e apresentação do relatório anual de atividades; eleição de novos membros do Conselho Fiscal; e eleição extraordinária de membro do Conselho de Ética por motivo de vacância definitiva. 

O presidente Silvio Acácio Borges foi o escolhido para presidir também a Assembleia e conduziu os trabalhos.  

Na primeira etapa, foi apresentado o parecer do conselho fiscal sobre a prestação de contas da CBJ e posto em votação. Por unanimidade, a Assembleia aprovou a prestação de contas. Essa é a última etapa do processo de transparência estabelecido pela gestão da Confederação. As contas da instituição são auditadas por emprese independente que conduz uma auditoria externa, passam pela aprovação do Conselho Fiscal e, então, pela aprovação da Assembleia.  

“A assembleia realmente foi muito tranquila, tínhamos três convocações distintas, com a mais importante sendo a prestação de contas. Toda e qualquer entidade que tem um nome a zelar precisa se atentar neste item, porque está diretamente ligado à certidão do Ministério. Felizmente já é uma tradição na CBJ termos a total atenção e conseguir a aprovação de forma unânime, como aconteceu hoje”, comentou Silvio Acácio Borges.   

Além das contas, a gestão também apresentou aos membros da Assembleia um resumo do relatório anual de atividades. Cada gerente apresentou os destaques do ano de sua respectiva área e o documento na íntegra ficará disponível para todos no site da CBJ. Os relatórios foram apresentados por Robnelson Ferreira (Diretor Executivo), Marcelo Theotônio (Gerente de Alto Rendimento e Equipes de Transição), Thiara Bertoli (Gerente de Competições), Lara Monsores (Assessora de Comunicação) e Renato Araújo (Gerente Financeiro).  

Eleição de membros do Conselho Fiscal e de Ética  

Após finalizada a AGO de prestação de contas, os trabalhos seguiram com a Assembleia Geral Ordinária Eletiva para novos membros do Conselho Fiscal. Foram escolhidos 03 (três) Membros Efetivos e 01 (um) Membro Suplente eleitos da seguinte forma: Gilmar Cotrim Camerino, José Alexandre de Souza Brito, Ramon Luis Bianchi e Francisco Jackes Araújo.  

E, por fim, a Assembleia Geral Extraordinária elegeu Rodrigo Pereira por aclamação para ocupar o posto no Conselho de Ética.   

Presidentes de Federação elogiam processo transparente 

A aprovação dos relatórios financeiros por unanimidade demonstram a lisura com a qual todo o processo de prestação de contas foi conduzido pela CBJ. Além disso, os resultados obtidos em 2022 pelo judô brasileiro refletem as boas práticas de gestão executadas pela Confederação.  

“Esse é mais um passo importante que a CBJ vem dando para demonstrar a transparência com o judô brasileiro e com as Federações filiadas. O trabalho vem sendo construído, apresentado e concretizado através de aclamação pelos Presidentes. Isso é um ponto muito importante para o judô brasileiro”, elogiou Euder Lima, presidente da Federação Sergipana de Judô.  

“Mais uma vez tivemos um encontro muito tranquilo, o que reflete a gestão competente, como prometido, e transparente da Confederação Brasileira de Judô. Nós tivemos uma assembleia com aprovação unânime da prestação de contas, sendo uma comprovação que o judô continua no caminho certo”, ponderou Luis Bayard, presidente da Federação Gaúcha de Judô.  

“Gostaria de parabenizar a CBJ pela excelente assembleia. Mais uma vez, com base na gestão, na ética e na transparência. Como Presidente da Federação Baiana, fico honrado em fazer parte dessa história e também gostaria de parabenizar o judô brasileiro pelo excelente desempenho em 2022. Tenho certeza que este ano será mais um ano de evolução”, projetou Marcelo Ornellas, presidente da Federação Baiana de Judô.