Uni-Ban sedia o Festival de Artes Marciais

A comemoração recebeu professores, alunos e familiares de diversas modalidades de artes marciais.

21/08/2023

Da Redação | Créditos das fotos: Elaine Ferreira/Revista Mater

No final de semana, entusiastas e praticantes de artes marciais se reuniram no Festival de Artes Marciais Uni-Ban Funclob, no Ginásio/Academia Uni-Ban – Funclob, para homenagens, apresentações de lutas e celebração do curso tecnólogo de artes marciais.

A comemoração recebeu professores, alunos e familiares de diversas modalidades marciais. Entre os convidados, estavam a pró-reitora, Profª. Patrícia Paiva Gonçalves Bispo, o presidente da Fadesp, o Dr. Raimundo Hermes Barbosa, mestres Yeo Jin Kim (Taekwondo - LNT), Valdenor dos Santos, Gladson de Oliveira Silva (Federação Paulista de Capoeira), Eugênio Diniz Ribeiro (Judô) e personalidades do Karate, como o vice-presidente da FPK, Pedro Hirokasu Oshiro, Wladimir Romic, Edmundo Barbosa da Silva, Flavio Vicente de Souza (Karate e Kobudo), e é claro, o anfitrião do evento, o professor Roque Cortes Pereira.


Após a abertura oficial e a execução do Hino Nacional, algumas autoridades se pronunciaram, destacando a importância do encontro. Aconteceram apresentações de Judô, Karate, Kobudo, Taekwondo e Capoeira. Cada modalidade exibiu suas características e mostrou a integração entre as equipes, independentemente da faixa etária dos praticantes.

A pró-reitora Profª. Patrícia Paiva Gonçalves Bispo agradeceu aos presentes e manifestou satisfação em promover Ensino Superior de qualidade (nível tecnólogo) para o público de artes marciais. “Esse curso é pioneiro no Brasil. A primeira turma começa em 01 de outubro. As inscrições serão abertas em 21 de setembro na secretaria”, informa.

O presidente da Fadesp e do Conselho Curador da Fundação Clóvis Bevilácqua (Funclob), o Dr. Raimundo Hermes Barbosa, ressaltou o trabalho de vários professores.

Destaques

Logo no início, o professor Pedro Oshiro apresentou técnicas de respiração utilizadas na prática do Karate Goju-ryu, que impressionaram a todos. A equipe de demonstração de Liga Nacional de Taekwondo, liderada pelo mestre Ohm ,destacou uma variedade de golpes, saltos acrobáticos e quebramentos típicos(poomsae, saltos e kiopa).


Na sequência, foi a vez da Capoeira, liderada pelos mestres Valdenor e Gladson de Oliveira Silva. Em seguida, o sensei Romic trouxe uma equipe formada por aproximadamente 30 atletas de Karate. Não faltou o comando do sensei Oshiro, que mostrou toda a sua competência e conhecimento ao coordenar a apresentação de diversos katas.

O projeto social comunitário desenvolvido pelo sensei Alexandre Quintério, do Guarujá, litoral de São Paulo, também marcou presença, comprovando que o Karate é algo de base. Posteriormente, atletas de Judô dominaram os tatames. A modalidade do fundador Jigoro Kano é a recordista de medalhas olímpicas em esportes individuais.

Para fechar as apresentações com chave de ouro, foi a vez o sensei Flavio Vicente apresentar o Karate e o Kobudo. As demonstrações acrescentaram uma infinidade de técnicas e conhecimentos históricos sobre o desenvolvimento das modalidades.

Curso Tecnólogo

O festival marcou o lançamento oficial do novo curso "Ciências Filosofia em Lutas e Artes Marciais e suas Tecnologias", oferecido pela Uni-Ban - Funclob. Esse curso inovador visa explorar não apenas os aspectos físicos e técnicos das artes marciais, mas também a filosofia, história e a relação dessas práticas com a tecnologia moderna. O objetivo é que os alunos aprofundem seu conhecimento sobre o significado científico, cultural e filosófico das artes marciais, e aliem as tecnologias contemporâneas ao desenvolvimento das modalidades.


Academia Uni-Ban

O evento marcou também a inauguração da academia Uni-Ban – Funclob, um espaço importante para o aprendizado e crescimento das modalidades. Inicialmente, engloba aulas de Taekwondo, Karate, Kobudo, Judô e Capoeira.

Em breve, a Uni-Ban divulgará a data de início das matrículas, que está prevista para o segundo semestre de 2023. Durante o evento, foram distribuídas algumas bolsas de estudos, integrais e parciais, e brindes.

O anfitrião do evento, sensei Roque Cortes Pereira, agradeceu pela presença de todos, à Federação Paulista de Karate (FPK) e ao presidente José Carlos de Oliveira, e por fim, à Bueno Editora.


Segundo ele, a iniciativa do curso é fornecer um conhecimento multidisciplinar para formar profissionais de artes marciais como empreendedores. “Com a excelente estrutura da Uni-Ban e o apoio da Fundação Clóvis Bevilacqua, abriremos várias atividades de fomento para o setor de lutas”, informa.

Confira o álbum de fotos do evento (CLIQUE AQUI)

Em breve, você confere algumas entrevistas e flashes do evento no YouTube (CLIQUE AQUI)