Faltando uma semana para os Jogos da Juventude, números mostram grandiosidade do evento

Competição será realizada de 1º a 16 de setembro em Ribeirão Preto, primeira cidade do estado de São Paulo a receber o evento.

25/08/2023

Por Comitê Olímpico do Brasil | Crédito da imagem: Divulgação

Falta apenas uma semana para o início dos Jogos da Juventude, realizados de 1º a 16 de setembro em Ribeirão Preto, primeira cidade do estado de São Paulo a receber a competição. O evento contará com mais de 4 mil atletas, de 15 a 17 anos, de todas as 27 unidades federativas do país em busca de medalhas nas 18 modalidades participantes. Os Jogos da Juventude, realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), contarão com cerca de 1.200 profissionais e voluntários diretamente envolvidos na organização, sendo 49 colaboradores de diversas áreas do COB e 150 do Comitê Organizador. Outras 30 pessoas são parte do Comitê Local, formado pela equipe da prefeitura de Ribeirão Preto. 

As competições acontecerão em 17 instalações esportivas da cidade. Neste ano, as novidades serão as entradas de águas abertas, esgrima, tiro com arco e triatlo no programa esportivo, que se juntarão a outras 14 modalidades do programa esportivo dos Jogos da Juventude. O atletismo também terá pela primeira vez provas de marcha atlética. Assim, o programa terá 
 Judô, Taekwondo, águas abertas, atletismo, badminton, basquete, ciclismo, esgrima, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, Judô, Taekwondo, natação, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo, vôlei de praia, voleibol e wrestling.

No marco de 15 dias para o evento, o COB apresentou as medalhas que serão entregues na competição. Foram confeccionadas 1.499 medalhas de premiação oficial, sendo 474 de ouro, 474 de prata e 551 de bronze. Além disso, ainda há uma cota extra de segurança caso seja necessária uma substituição ou reposição e outras 90 que serão entregues para autoridades, chefes de delegação e embaixadores.

Outros números também demonstram a grandiosidade da competição, que, no Continente, só perde em tamanho para os Jogos Pan-americanos. Saíram do Rio de Janeiro 15 caminhões com 17 toneladas de equipamentos rumo a Ribeirão Preto. Ao longo do evento, serão servidas cerca de 60 mil refeições no refeitório com capacidade para 800 pessoas simultaneamente. O programa de voluntários recebeu mais de 900 inscrições e cerca de 300 deles participarão dos Jogos.

Um dos principais objetivos do COB com a competição é proporcionar aos jovens atletas a experiência de participar de uma competição de grande porte, com alguns dos mesmos serviços oferecidos às delegações de alto rendimento do Time Brasil. Assim, em Ribeirão Preto, além do Centro de Avaliação e Performance, que mapeará grande parte dos atletas para formação de um banco de dados do Laboratório Olímpico, o COB enviará profissionais de suas equipes multidisciplinares.

Pela primeira vez, haverá uma equipe de preparação mental, formada por psicólogos e coaches, para prestar atendimento aos participantes. Os profissionais das áreas médicas, fisioterápicas, entre outras, também darão palestras para as comissões técnicas dos estados.

Além das disputas esportivas, os Jogos da Juventude trazem uma série de ações educativas e culturais. O Programa Transforma, de promoção dos Valores Olímpicos do COB, envolverá um total de 900 crianças de escolas públicas da região para vivenciarem a competição. O Transforma também já está capacitando professores da cidade.