Judô brasileiro sobe ao pódio 10 vezes na Copa Europeia Sub-21 de Graz

País faturou três pratas e sete bronzes neste fim de semana, na Áustria.

03/06/2024

Por Confederação Brasileira de Judô | Crédito da foto: Oliver Sellner/EJU


Os jovens atletas do Judô brasileiro fizeram bonito e conquistaram 10 medalhas na tradicional Copa Europeia Sub-21 de Graz, na Áustria, que aconteceu nesse fim de semana (01 e 02). A competição contou com a presença de quase 400 judocas de 29 países, dentre eles potências mundiais como Japão, França, Geórgia e Azerbaijão. 


No sábado (01), primeiro dia de combates, o Brasil teve 11 atletas em ação e faturou quatro medalhas de bronze com Kaillany Cardoso (70kg), Dandara Camilo (78kg), Enya Pires (78kg) e Iago Oliveira (66kg). Já no domingo (02), o país competiu com 15 judocas e teve seus melhores desempenhos nas pratas de Bianca Reis (57kg), Cristi Miranda (90kg) e Matheus Guimarães (100kg), além de garantir mais três bronzes com Clarice Ribeiro (48kg), Beatriz Comanche (57kg) e Jesse Barbosa (90kg).


O Brasil ainda teve os quintos lugares de Bruno Nóbrega (66kg) e André Kramer (100kg), além dos sétimos de Antônio Medeiros Neto (81kg) e Luan Almeida (81kg). 


Esses resultados colocaram o Judô brasileiro em sétimo lugar no quadro geral de medalhas da competição. Mas, por outro lado, o país foi o que mais teve atletas subindo ao pódio, junto ao Japão, que também levou 10 medalhas para casa.


A Seleção Sub-21 do Brasil já coleciona 19 medalhas em 2024, nos três eventos em que participou. Em março, o time masculino faturou uma prata e três bronzes no International Masters de Bremen, na Alemanha, enquanto o feminino subiu ao pódio cinco vezes (1 prata, 4 bronzes) na Thuringia Cup, também na Alemanha. 


Os próximos desafios previstos no calendário da Seleção são a Copa Pan-Americana de Lima, no fim de junho, as Copas Europeias de Praga e Parks, em julho, e, por fim, o Campeonato Mundial de Dushanbe, em outubro.


+RESULTADOS COMPLETOS