Maria Suelen Altheman e Maria Portela são as convidadas do primeiro episódio do podcast Mokuso, da Educação CBJ

Judocas ex-seleção brasileira falaram sobre os desafios na transição de carreira de atleta para a de treinadoras.

13/06/2024

Por Confederação Brasileira de Judô | Crédito da foto: CBJ


A Confederação Brasileira de Judô lançou, nesta semana, o podcast Mokuso, idealizado e produzido pela área de Educação da CBJ com o objetivo de promover diálogos e reflexões sobre a formação de treinadores e profissionais que trabalham com o Judô no Brasil. 


O episódio de estreia contou com as ex-atletas da seleção brasileira de Judô, Maria Suelen Altheman e Maria Portela, que compartilharam um pouco das suas trajetórias no tatame e se aprofundaram nas questões relacionadas à transição de carreira de atleta para a de treinadoras de alto rendimento. 


“O objetivo principal da implementação de um podcast mensal dedicado à formação do treinador de Judô por meio da área de Educação da Confederação Brasileira de Judô – CBJ é proporcionar um espaço de aprendizado contínuo e troca de ideias. Ao abordar temas como metodologias de treinamento, transição de carreira, pedagogia e psicologia esportiva, ética, filosofia do Judô, entre outros, pretende-se oferecer aos treinadores uma fonte consistente de insights e informações relevantes para aprimorar sua prática e impacto no desenvolvimento dos atletas. Além disso, o podcast servirá como uma plataforma para destacar histórias inspiradoras, entrevistar especialistas renomados e promover um diálogo aberto sobre os desafios e oportunidades enfrentados pelos treinadores de Judô em todo o mundo”, explicou Clarice Pires, coordenadora da Educação CBJ. 


O podcast Mokuso terá um episódio inédito por mês e ficará disponível na CBJ TV (em vídeo) e no perfil da Educação CBJ no Spotify (áudio). 


É importante destacar que as pautas abordadas são amplas e não obrigatoriamente refletem a visão ou contexto atual da Confederação Brasileira de Judô (CBJ). São diálogos e reflexões destinados a enriquecer, a médio e longo prazo, o trabalho desenvolvido nas diversas áreas. Por meio dessa iniciativa, busca-se não apenas fortalecer a comunidade do Judô, mas também contribuir para o crescimento e a excelência do esporte em todos os níveis. 


Portanto, o podcast dedicado à formação do treinador de Judô não apenas preenche uma lacuna importante na comunicação e no desenvolvimento profissional dentro da comunidade do Judô, mas também desempenha um papel fundamental na promoção da educação contínua e na busca pela excelência no treinamento e na prática do Judô.