Pinheiros é campeão da Taça Brasil Sub-21 por Equipes de Judô em final eletrizante com o Reação

Paulistas chegaram desfalcados do peso pesado feminino e venceram cariocas na luta extra com revanche de Breno Duarte (+90kg) sobre Gabriel Santos (+90kg)

17/06/2024

Por Confederação Brasileira de Judô | Crédito da foto: CBJ


O Esporte Clube Pinheiros (SP) foi o grande campeão na disputa por equipes mistas do CBI Taça Brasil Sub-21 de Judô realizada neste domingo, 16, em Curitiba (PR). Mesmo com um desfalque no peso pesado feminino, o clube de São Paulo conseguiu bater o Instituto Reação em final marcada por reviravoltas emocionantes com direito a luta extra para desempate. O pinheirense Breno Duarte (+90kg), que tinha acabado de perder para Gabriel Santos, voltou ao tatame para luta decisiva e conseguiu uma chave-de-braço no adversário para garantir o 4 a 3 no placar e o título ao Pinheiros. 


"O que eu senti quando vi minha categoria foi querer dar o máximo e lutar até o último minuto. Hoje eu estava bem centrado e com muito foco. Nunca tinha ganhado do Gabriel , então isso me motiva um pouco mais, até pela vaga no Mundial. Semana que vem já vou para Lima (Open ) e ainda tem bastante até o Mundial", contou Breno. 


O Pinheiros chegou à final com vitórias sobre AABB (4 a 2), Umbra/Vasco (4 a 1) e Sogipa (4 a 1). Já o Reação saiu de bye na primeira rodada e bateu Paineiras (4 a 0) e Grêmio Náutico União (4 a 2) para chegar à final. 


Na primeira luta, Bianca Reis (Pinheiros/57kg) imobilizou Victória Frade (Reação/57kg) e abriu um a zero para o Pinheiros. Ronald Lima (Pinheiros/73kg) superou Thawã Frade (Reação/73kg) também por ippon e Livia Resende (Pinheiros/70kg) ampliou com outro ippon sobre Ana Moreira (Reação/70kg). Três a zero para o Pinheiros. 


Mas, o Reação fez jus ao nome e buscou o empate com vitórias de Cristi Miranda (90kg) sobre João Segatelle (90kg); Ana Soares (+90kg) por fusen-gachi; e Gabriel Santos “Bebezão” (+90kg) dominou Breno Duarte (+90kg), vencendo por ippon para empatar em 3 a 3 e forçar a luta extra. 


O sorteio da categoria de desempate colocou os dois pesados novamente  no tatame e encheu de confiança o time do Reação, que festejou o resultado do sorteio. Mas, ao final da luta, quem comemorou o título foi o Pinheiros. Breno Duarte encaixou uma chave de braço e fez Bebezão bater. Quatro a três e a Taça Brasil Sub-21 por Equipes Mistas de 2024 foi para o Esporte Clube Pinheiros. 


As equipes da Sogipa, que bateu o Flamengo por 4 a 0, e do Grêmio Náutico União, que bateu o SESI-SP por 4 a 3, ficaram com as medalhas de bronze.  A próxima competição nacional de judô será o Campeonato Brasileiro Sub-18, que acontecerá no Rio de Janeiro, de 29 a 30 de junho.