COB levará 20 toneladas de materiais de sete países para os Jogos Olímpicos

Faltando apenas 40 dias para Paris 2024, Comitê detalha logística que exige série de especificações técnicas.

19/06/2024

Por Comitê Olímpico do Brasil | Crédito da foto: Redação

O caminho até a França é longo - e nem sempre de avião. Uma das partes mais importantes no planejamento para os Jogos Olímpicos Paris 2024 é a logística de transporte de todo o material do Time Brasil. Faltando menos de 40 dias para o início da competição esportiva mais importante do mundo, a operação organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), que envolve o envio de equipamentos por terra, mar e ar, com origem de sete países diferentes e exige uma série de especificações técnicas, está em sua reta final.

Os números chamam a atenção. No total, serão 10 contêineres, com uma estimativa de 20 toneladas somente de materiais, mobiliários, material gráfico e de marketing, além de uniformes e equipamentos esportivos. O número de medicamentos, bandagens e equipamentos médicos também impressiona: 41.390 itens. Há, também, uma grande quantidade de embarcações: 23 no total - 6 barcos da Vela, 4 botes, 2 barcos do Remo, 5 barcos da Canoagem de Velocidade e 6 canoas/caiaques Slalom.

“A preparação para a logística começa com muita antecedência em projetos assim, tão grandes. Dois, três anos antes, a gente já começa a entender qual vai ser o nível de serviço da missão. Entre dez e oito meses antes dos Jogos, chegamos a um plano final para o envio dos materiais”, disse Sebastian Pereira, gerente-executivo de Alto Rendimento e subchefe da Missão Paris 2024. 

Contêiner com materiais do COB - Foto: Rafael Bello/COB


A logística, de fato, é complexa. Por mar, da China sairão 2 contêineres com todo enxoval de uniformes da delegação brasileira, que se somará ainda ao frete aéreo do Paquistão, de onde virão as peças de treino e de competição da Peak. Por terra, da Suécia e da República Tcheca, virão os equipamentos de condicionamento físico fornecidos pela parceira Smart Fit. Os barcos da canoagem de velocidade, pisos do vôlei, tatames, botes da vela e varas do atletismo serão levados de Portugal, enquanto os do remo sairão da Itália. O transporte a partir desses últimos países também será por caminhão.

Mas o maior volume sairá do Brasil. Em geral, serão transportados equipamentos de força e condicionamento, mobiliários diversos, equipamentos eletrônicos, todos itens de TI para estrutura de conexão virtual, segurança e internet, eletrodomésticos e materiais de marketing. Além, claro, de equipamentos esportivos de algumas modalidades. Serão 5 contêineres enviados de navio saindo do país rumo à França.

No planejamento, foi preciso levar em conta a melhor forma de transporte. O cargo aéreo, por exemplo, permite um tempo de trânsito bem menor - em alguns casos, o transporte por mar ou terra pode chegar a 45 dias. Também foi considerado o custo envolvido pelo volume do material. No caso do envio dos materiais de infraestrutura e dos uniformes do Time Brasil para o Taiti, base do surfe nos Jogos, foi definido o transporte por avião a partir de Paris pelas facilidades que isso criaria.

Armazém com equipamentos do COB - Foto: Rafael Bello/COB


“Durante os Jogos, a gente contrata um armazém por cerca de três meses. É um armazém grande, de 800 m², onde a gente centraliza nossos materiais e, dali, começa a distribuir. Material que vai para a Vila Olímpica, para Saint-Ouen (base do COB), para cada instalação, para a Casa Brasil. São mais de 60 caminhões e contêineres em movimentações pela França”, disse João Gabriel Pinheiro, que integra a equipe de planejamento de logística para os Jogos de Paris.

Faltando apenas 40 dias para os Jogos, os materiais já começaram a desembarcar em Paris. “É um trabalho complexo, mas estamos muito seguros de que estamos prontos para oferecer aos nossos atletas e oficiais as condições ideais para que eles tenham o melhor desempenho de suas carreiras nos próximos Jogos Olímpicos”, completou Sebastian.