CBJ anuncia equipe de apoio do Judô para os Jogos Olímpicos de Paris 2024

Grupo de 20 atletas vai ajudar nos treinos da equipe olímpica durante a aclimatação em Sainte-Geneviève-des-Bois.

25/06/2024

Por Confederação Brasileira de Judô | Crédito da foto: CBJ


A Confederação Brasileira de Judô anunciou, neste domingo (16), a convocação da equipe de apoio do Judô para os Jogos Olímpicos Paris 2024. Mais 12 atletas se juntaram a Clarice Ribeiro, Kaillany Cardoso, Kátia Alves, Ronald Lima, Gabriel Falcão e Kayo Santos, já anunciados em abril, na composição do time que vai auxiliar a Seleção Brasileira durante a aclimatação olímpica em Sainte-Geneviève-des-Bois.


“A principal função dos atletas de apoio é dar suporte à equipe olímpica. Nós vamos ter um time para fazer todo trabalho técnico com os atletas convocados para disputar os Jogos Olímpicos. Junto a isso, nós aproveitamos para dar a experiência olímpica a jovens atletas e criar essa atmosfera para capacitá-los para o próximo ciclo”, disse Victor Penalber, Gerente das Equipes de Transição da CBJ.


O grupo de 20 nomes é composto, em sua maioria, por jovens atletas que ainda fazem parte da classe sub-21 ou que estão no processo de transição das categorias de base para o sênior. A iniciativa da CBJ visa dar bagagem e proporcionar um gostinho da experiência olímpica a eles, que, no futuro, também podem vir a representar o Brasil na competição.


“Os critérios de convocação foram formados por uma combinação de fatores, como o atleta estar no radar da Seleção Brasileira para o próximo ciclo, ter o perfil de ajudar e dar o suporte que o time olímpico necessita e o cruzamento de informações com o alto rendimento. Esses três pontos foram importantes para fazer a convocação da equipe de apoio”, apontou Victor.


Para muitos atletas, ser atleta de apoio representa os primeiros passos rumo ao sonho de disputar uma olimpíada. É o caso de Ronald Lima, 19 anos, que recebeu a convocação com muita surpresa e expectativa para os próximos anos de sua carreira.


“Eu não estava esperando ser convocado. Tanto que quando estava assistindo a live explodi de alegria e nem acreditei. É meu sonho estar nas olimpíadas, lutando, é claro, mas ser atleta de apoio já é uma baita experiência. Vai ser bom vivenciar o clima olímpico de perto, isso me motiva muito porque acredito que venho de bons resultados”, comemorou Ronald.


Atleta do Esporte Clube Pinheiros, Ronald é parceiro de treino de Willian Lima, convocado para representar o 66kg do Brasil em Paris. Para ele, a convivência diária pode ser um fator positivo para auxiliar Willian durante a aclimatação. “A gente treina juntos todos os dias. Vou dar meu máximo para ajudá-lo a trazer essa medalha para o Brasil”, disse.

A aclimatação do Judô em Sainte-Geneviève-des-Bois começa em 20 de julho e segue até dia 31, quando o último grupo de judocas sai da cidade para a vila olímpica. Já a competição da modalidade nos Jogos vai de 27 de julho a 4 de agosto, com sete dias de disputas individuais e um de equipes mistas.


CONFIRA ABAIXO A EQUIPE DE APOIO DO JUDÔ PARA PARIS 2024

Equipe Feminina

48kg - Clarice Ribeiro (Minas Tênis Clube/FMJ)

52kg - Fernanda Santos (E.C. Pinheiros/FPJ)

57kg - Bianca Reis (E.C. Pinheiros/FPJ)

57kg - Shirlen Nascimento (Minas Tênis Clube/FMJ)

63kg - Nauana Silva (E.C. Pinheiros/FPJ)

70kg - Kaillany Cardoso (Minas Tênis Clube/FMJ)

70kg - Luana Carvalho (Umbra-Vasco da Gama/FJERJ)

78kg - Karol Gimenes (E.C. Pinheiros/FPJ)

+78kg - Giovanna Santos (C.R. Flamengo/FJERJ)

+78kg - Kátia Alves (E.C. Pinheiros/FPJ)


Equipe Masculina

60kg - Roger Pereira (E.C. Pinheiros/FPJ)

66kg - Ronald Lima (E.C. Pinheiros/FPJ)

73kg - Vinicius Ardina (SESI-SP/FPJ)

81kg - David Lima (Sogipa/FGJ)

81kg - Gabriel Falcão (Instituto Reação/FJERJ)

90kg - Giovani Ferreira (E.C. Pinheiros/FPJ)

90kg - Jesse Barbosa (Sogipa/FGJ)

100kg - Gabriel Arévalo (E.C. Pinheiros/FPJ)

100kg - Kayo Santos (Minas Tênis Clube/FMJ)

+100kg - Tiago Palmini (Minas Tênis Clube/FMJ)