Rio bate São Paulo e conquista título do Brasileiro Sub-18 de Judô por equipes mistas

Rio Grande do Sul e Mato Grosso ficaram com bronzes na competição de domingo (30), no Rio de Janeiro.

01/07/2024

Por Confederação Brasileira de Judô | Crédito da foto: CBJ


O Campeonato Brasileiro Sub-18 de Judô chegou ao fim com uma disputa eletrizante pelo troféu de equipes mistas. Neste domingo, 30, a seleção do Rio de Janeiro bateu o time de São Paulo por 5 a 4 e sagrou-se campeã por equipes mistas, em casa, no Complexo Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande (RJ). 


Os bronzes ficaram com os times do Rio Grande do Sul e do Mato Grosso, que bateram Rio Grande do Norte e Distrito Federal, respectivamente. 


Final - Rio de Janeiro 5 x 4 São Paulo 


Para chegar à decisão, os cariocas venceram Pará (5 a 0), Espírito Santo (5 a 0) e Rio Grande do Norte (5 a 1). Já os paulistas bateram Paraná (5 a 3), Rio Grande do Sul (5 a 1) e Mato Grosso (5 a 0). 


No confronto pelo ouro, o Rio começou ganhando com vitória de João Andrade (66kg). Em seguida, São Paulo empatou e virou com Lívia Resende (63kg) e Pedro da Silva (81kg), respectivamente, mas viu o placar ser igualado e revertido por Ana Soares (+63kg) e Thayllor Alves (+81kg). Nos próximos dois confrontos, Juliana Yamasaki (44kg) e João Fernandes (55kg) fizeram 4x3 para a equipe paulista, e, no que poderia ser o último, Isabeli Barreto (52kg) acabou recebendo hansoku-make (desclassificação) por apoiar a cabeça no chão (head dive) ao projetar Camilla Teixeira.


Com o placar em 4x4, a definição da equipe campeã foi para a luta desempate. O sorteio de categorias colocou Pedro Silva (SP/81kg) e Ruan Vasconcelos (RJ/81kg) novamente no tatame e, dessa vez, o carioca levou a melhor, forçando três punições ao adversário e garantindo o título para a Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro. 


Bronze - Distrito Federal 4 x 5 Mato Grosso 


A primeira disputa de bronze também foi emocionante e precisou seguir até o desempate.  


No lado matogrossense, Pedro Silva (55kg), Miguel Almeida (81kg), Ana Freitas (+63kg) e Dhyeweryson Chempe marcaram os pontos. Já pelo Distrito Federal, Ana Rabis (44kg), Nicole Marques (52kg), André Luz (66kg) e Pietra Aquino (63kg) foram os responsáveis pela vitória.


No desempate, Chempe (+81kg) anotou mais uma vitória por ippon em João Claver e deu o bronze ao time da Federação Matogrossense de Judô. 


Bronze - Rio Grande do Sul 5 x 2 Rio Grande do Norte 


No duelo de Rio Grandes quem levou a melhor foi o do Sul, com vitórias de João Santana (55kg), Matheus Lima (66kg), Ana Sperling (63kg), Silas Costa (81kg) e Vitor Daper (+81kg). 


Os pontos potiguares foram marcados por Gisele Araújo (44kg) e Hanna Miranda (+63kg), que não foram suficientes para tirar o bronze dos gaúchos.