Judô brilha em eleição e conquista três vagas na Comissão de Atletas do COB

Rafael Silva, conhecido como “Baby”, Ketleyn Quadros e Leandro Guilheiro foram escolhidos para integrar a CACOB.

06/09/2024

Com informações da CBJ | Crédito do logo: Divulgação

O Judô brasileiro alcançou um marco significativo ao eleger três representantes para a Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (CACOB) para o ciclo de Los Angeles 2028. Os medalhistas olímpicos Rafael Silva, conhecido como “Baby”, Ketleyn Quadros e Leandro Guilheiro foram escolhidos para integrar a CACOB, reforçando a presença do esporte no movimento olímpico nacional.

A eleição, realizada ao longo da última semana por meio de uma plataforma online, contou com a participação de 357 atletas que votaram em 42 candidatos. Rafael Silva, o “Baby”, foi o mais votado entre os homens, com 32 votos. Ketleyn Quadros obteve 34 votos, sendo a terceira mais votada entre as mulheres. Maria Portela, com 17 votos, foi eleita como suplente.

Leandro Guilheiro, que representa os atletas das edições anteriores aos Jogos Olímpicos Rio 2016, recebeu 72 votos, assegurando sua posição. Os outros eleitos nessa categoria foram Hortência Marcari, com 123 votos, e Emanuel Rêgo, com 77 votos. No entanto, como a equidade de gênero exigida pelo Regulamento Eleitoral não foi alcançada, uma nova eleição será realizada ainda este ano para escolher uma mulher, completando assim os 25 membros da CACOB.

Os novos integrantes tomarão posse em 2025, juntamente com os membros do Conselho de Administração e os cargos de Presidente e Vice-presidente do COB. A eleição do Presidente e Vice-presidente da Comissão de Atletas ocorrerá por voto secreto entre os novos membros e a duração do mandato será até o fim do ciclo.

Paulo Wanderley Teixeira, presidente do COB, celebrou a ampliação da Comissão: “A ampliação da Comissão de Atletas do COB é um marco para o Movimento Olímpico do Brasil. Temos um sistema consolidado para acolher a participação dos atletas nas decisões da entidade, assim como um processo eleitoral claro e transparente na escolha dos representantes. A CACOB conquistou o seu espaço nos últimos ciclos e não tenho dúvidas de que seguirá trabalhando para valorizar ainda mais os atletas. Parabéns aos eleitos para a CACOB no próximo ciclo.”