Federação Internacional de Judô sinaliza revisão da regra de competição para início de 2025
Após consulta às Federações Nacionais, grupo de especialistas reuniu-se em Abu Dhabi para discutir alterações que diminuam penalidades e promovam o “Judô positivo”.
Por Confederação Brasileira de Judô | Crédito da foto: IA Meta
Com os Jogos Olímpicos de Paris 2024, um ciclo se encerrou e um novo foi inaugurado no dia seguinte ao evento, que levará aos Jogos de Los Angeles 2028. Como no final de cada período de desenvolvimento, a Federação Internacional de Judô lançou uma vasta consulta para determinar as mudanças que deveriam ou poderiam ser feitas no judô internacional, a fim de atender às expectativas de modernidade e evolução ligadas a qualquer atividade esportiva.
No dia 16 de junho de 2024 todas as Federações Nacionais foram convidadas a enviar propostas de regras do judô. Esta janela foi encerrada no final de setembro, altura em que todas as propostas foram combinadas e apresentadas à Reunião Técnica da IJF para avaliação e discussão. Foi também solicitada a opinião dos meios de comunicação social para podermos responder ao maior número de questões possível.
As adaptações que serão feitas nos próximos meses nas práticas de alto rendimento foram objeto de debate, análise e discussões após o Grand Slam de Abu Dhabi 2024, que acabou de acontecer na capital dos Emirados Árabes Unidos. Essas discussões ocorreram entre os membros do Comitê Executivo da FIJ, as federações nacionais de maior desempenho e especialistas internacionais reconhecidos e apreciados por suas habilidades nas áreas de arbitragem, esporte e organização de eventos do World Judo Tour.
Durante as discussões que ocorreram em Abu Dhabi, os aspectos recebidos foram discutidos livremente, tendo em mente o desejo de manter a capacidade do judô de evoluir com os tempos, preservando seus valores fundamentais que o tornam uma atividade decididamente moderna e profundamente educativa.
O tema foi promover o ippon judô e reduzir as penalidades, colocando a decisão da disputa mais nas mãos do desempenho positivo dos atletas. A conclusão do trabalho será apresentada em seminário antes do final de 2024
Com base nas orientações propostas por este grupo de especialistas internacionais, no seminário e após uma última revisão, a FIJ desenvolverá a estratégia resultando numa atualização das regras que serão implementadas para o próximo ciclo olímpico. Tudo será apresentado oficialmente em janeiro e implementado pela primeira vez por ocasião do primeiro evento do World Judo Tour, no Grand Slam de Paris 2024.
Sedes dos Mundiais confirmadas
Em agenda paralela, a FIJ anunciou oficialmente as sedes de mais dois Campeonatos Mundiais Sênior no ciclo LA 2028. Budapeste, capital da Hungria, já havia sido confirmada para receber a edição de 2025.
Agora, a Federação Internacional anunciou Baku, no Azerbaijão como sede para o Mundial de 2026, que marcará também o início do período de classificação olímpica para Los Angeles.
Já o Mundial de 2027 será realizado no Cazaquistão.